Ucrânia: Traslado para a Transilvânia na Romênia

Desbravando as terras fronteiriças entre a Ucrânia e a Romênia

Uma coisa que eu percebi viajando pela Ucrânia e pela Romênia é que esses países não se "dão muito bem", apesar de não ter histórico de conflitos de fronteira. Talvez seja a diferença cultural que cause esse distanciamento, mas a verdade é que não há opções variadas para viajar entre os dois países. Para viajar da ucraniana Lviv e chegar na Transilvânia romena foi uma aventura incerta, com poucas informações disponíveis e que eu fui obrigado a desbravar.

PARTIDA DE LVIV

No dia anterior embarquei em Lviv às 17h20 com destino a Chernivitsi, cidade próxima ao controle de fronteira Ucrânia-Romênia. Achei que pegaria um trem velho ligando essa região de fronteira, mas me enganei, pois fui premiado com um trem de cabine leito, com lotação de 4 pessoas. Esse talvez tenha sido o traslado mais confortável que eu passei durante este mochilão.

Plataforma de embarque da estação de trem de Lviv

A viagem até Chernivitsi foi bem confortável num leito do trem

CHEGADA EM CHERNIVITSI

Por volta das 23h00 o trem chegou em Chernivitsi, com quase todo o comércio já fechado, exceto um pequeno bar. Comprei um sanduíche e um iogurte e fui para a porta da estação tentar descobrir se havia algum meio de transporte para a fronteira. Constatei que apenas seria possível chegar de táxi naquela hora. Um homem que se encontrava no bar da estação tentou ajudar e, mesmo não falando nada de inglês, dialogamos através do App Google Tradutor e ele confirmou que haveria um ônibus às 7h da manhã saindo da rodoviária. Ainda me levou até uma hospedagem do lado esquerdo da estação que paguei 210 Hyvrina para passar aquela noite. A mulher da recepção ainda se comprometeu a chamar um táxi de manhã para me levar cedo para a rodoviária (que não ficava perto).

Escadaria da hospedagem ao lado da estação de trem

FRONTEIRA UCRÂNIA-ROMÊNIA

Às 5h30 da manhã eu já estava de pé para fazer o check out no hotel e pegar o táxi que a recepcionista teria acionado. Ao chegar na recepção do hotel, descobri que ela não conseguiu achar nenhum táxi disponível. Eu já estava preparado para andar os 5 km de distância entre a estação de trem e a rodoviária. Foi então que eu vi, do outro lado da rua, um carro parando e tranquilamente colocando uma placa de táxi. Na hora fui abordar e consegui seguir para a rodoviária.

Van de Chernivitsi para Suceava em frente à plataforma 10

Cheguei às 6h da manhã na rodoviária e um outro taxista do local veio informar que o ônibus para Suceava já tinha partido. Como eu não confio em taxistas, continuei procurando e descobri que era mentira. O ônibus diário de Chernivtsi a Suceava é, na verdade, uma van e sai diariamente às 7h, próximo da plataforma 10, chegando em Suceava na Romênia por volta das 10h30 ou 11h00, o tempo depende do número de pessoas na van devido ao tempo gasto no controle de imigração na fronteira. Depois de passar nos controles, a van fez uma rápida parada em um free shop na fronteira ucraniana cujos preços são baixos. Por exemplo, um perfume 212 de 100 ml custava 50 euros.

A van saiu lotada de Chernivitsi, por isso foi bom eu chegar cedo

CHEGADA EM SUCEAVA

Cheguei às 10h40 em Suceava e descobri que as vans que vão para Chernivitsi saem da parte de trás da rodoviária. Fui comprar passagem de ônibus que eu lembrava de ter visto no quadro de horários na minha ida para a Ucrânia. Existem ônibus diários de Suceava para Brașov da empresa TARSIN às 6h50 e 14h45. Foi então que recebi a notícia de que não haviam mais vagas no ônibus para aquele dia.

Quadro de horários de todos os destinos a partir de Suceava

Como eu não poderia perder um dia do roteiro, a única opção aparente seria deslocar até a capital Bucareste e, de lá, conseguir um ônibus ou trem para Brașov. Enquanto eu estava sentado na rodoviária pensando o que iria fazer, apareceram umas ciganas pedindo dinheiro. A Romênia é um dos lugares que ainda existem muitos ciganos.

Ao fundo, as ciganas romenas

Banheiro da rodoviária de Suceava 😱

PASSAGEM POR ONEȘTI

Mas olhando o mapa no Google Maps surgiu a ideia de parar na cidade de Onești, no caminho para Bucareste. Ali seria rota para Brașov e provavelmente haveria transporte. Ao chegar por volta de 12h30 na rodoviária de Onești, descobri que na plataforma 10 partem as vans para Brașov, às 7h00, 8h30, 10h50 e 13h10. Minutos depois a van chegou no local e como não há guichê para a venda da passagem, não havia vaga "sem reserva antecipada" (mas como eu reservaria?). O jeito foi perguntar na administração daquela rodoviária se haveria outra cidade mais próxima de Brașov, mas o responsável foi bem mau educado e respondeu de má vontade que não, que eu teria que voltar no dia seguinte. A conversa foi através de um rapaz que tentou ajudar traduzindo para o funcionário que não falava inglês. Quando eu já estava quase desistindo e fui avaliar o preço do táxi para lá, esse mesmo rapaz veio correndo me chamar e indicou que haveria uma van saindo para lá. O motorista da van estava desconfiado em me levar, achando que eu era imigrante ilegal, sei lá...pediu para ver o passaporte... Mas no final aceitou pelo preço de 30 Lei.

Plataforma 10 de onde sai a van para Brașov

Foram 133 km de Onești a Brașov, demorando cerca de 2 horas, mas finalmente a difícil missão estava cumprida e eu enfim chegaria na "capital" da Transilvânia. Quando desembarquei da van que eu entendi o por quê de tanta desconfiança por parte do motorista: a placa mostrava que a van era da Moldávia e fazia o caminho de Chișinău (capital moldava) para Brașov. Provavelmente era ilegal embarcar alguém sem autorização. Como a Moldávia é um país comunista, talvez aquela van seja controlada pelo Estado e o motorista estava com medo de ser preso. Essa minha impressão é devido à má experiência que passei com esse país, como relatei no post Moldávia e outros perrengues no início do mochilão na Ucrânia e Romênia.