EUA: Denver e suas peculiaridades de capital do Colorado

De volta à civilização na moderna cidade que cresce no centro do país


Denver é a capital do estado do Colorado e minha passagem pela cidade foi estratégica. Primeiro porque eu estava cruzando de Dakota do Sul para Utah (uma loooonga viagem de carro) e precisava parar no meio para pernoitar. A segunda razão foi passar na loja da The North Face em busca de um casaco que não encontrei no Outlet de Las Vegas.


COMO CHEGAR?

Partindo às 12h do Monte Rushmore, em Dakota do Sul, encarei 592km (368 milhas) em 6 horas (!!!)  de carro até Denver. Foi uma corrida contra o tempo pois era um domingo e a loja que eu queria fazer compras fecharia mais cedo naquele dia. A cidade possui 600 mil habitantes e, somada à sua região metropolitana com 14 cidades, chega a ter mais de 3 milhões. Percebi que o cenário mudou completamente com aquele mar de carros e avenidas largas, principalmente depois de ter saído de um interior no estilo "Velho Oeste". Durante toda a road trip usei o App Google Maps do smartphone com o GPS da rede de dados do Easysim4u para me orientar na rota... e deu certo! Consegui chegar na loja faltando 10 min para fechar e comprei o casaco que estava procurando!

Ao se aproximar da cidade o tráfego aumenta. Bem vindo a civilização!


HOSPEDAGEM

Me hospedei no 11th Avenue Hostel (60,49 usd + 14,5% impostos) por causa da localização. Eu teria um tempo muito curto na cidade e precisava estar perto de suas principais atrações. O hostel é um hotel velho com banheiro compartilhado e sem café da manhã. Achei o preço alto pelas condições, mas foi o melhor valor que encontrei naquela área. Era a segunda hospedagem que eu faria na viagem, sendo que eu estava no sexto dia, por isso foquei no banho. Para piorar achei um carrapato no colchão! 😨 Até hoje não sei se o carrapato era do hotel ou veio junto comigo depois de 3 dias sem banho dormindo no carro 😅.

Hostel em construção antiga e que deixou a desejar


DENVER

A cidade foi fundada em 1860 a partir de um núcleo de colonização gerada pela descoberta de ouro na região. Denver fica no "centrão" do território americano e possui um clima quente no verão, mas é uma das cidades que mais cresce no país. Seus principais museus e construções se encontram ao redor do Centro Cívico (veja a localização aqui).

Igreja protestante de arquitetura histórica


Até o Batman largou Gotham para visitar Denver!


CENTRO CÍVICO

O Civic Center de Denver concentra alguns prédios importantes da cidade como o Capitólio (sede do governo), a Suprema Corte, a Biblioteca Pública e repartições. Também há museus ao redor como o Museu de História do Colorado e o Museu de Arte de Denver. No meio do Centro Cívico há uma praça com um obelisco, símbolo maçônico comum nas grandes cidades americanas. Apesar de ser um local bonito arquitetonicamente e bem cuidado, Denver possui os problemas de uma cidade grande e é possível ver vários mendigos e usuários de drogas espalhados pela praça.

Jardins da Suprema Corte


Obelisco do Centro Cívico ao pôr do sol


O capitólio de Denver, a sede do governo do Colorado


Entrada do Museu de História do Colorado


A uma quadra do Centro Cívico está o Frederic C. Hamilton Building, um prédio em estilo futurístico que abriga exposições temporárias de arte no interior e que é rodeado de restaurantes e lojas. Em uma rua próxima dali eu descobri algo curioso para nós brasileiros: uma loja de maconha! Em 2014, a maconha foi legalizada no estado do Colorado para uso recreativo.

Os arredores do futurístico prédio Frederic C. Hamilton


Estátuas gigantes de bezerros


A Pure Marijuana Dispensary é uma loja discreta de maconha legalizada


Terminei a exploração já de noite e eu não tive uma boa impressão daquelas ruas desertas. Acredito que Denver tenha violência comum de cidades grandes, mas nada que chegue a 1% do Rio de Janeiro, por exemplo. Jantei um hamburguer artesanal com fritas na BurguerFi por 6 USD e voltei ao hostel para descansar e dar continuidade ao meu roteiro encarando 560 km na manhã seguinte em direção ao Parque dos Arcos, no estado de Utah.




Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.