Romênia: Os mistérios das Montanhas Bucegi

O parque natural com estranhas formações rochosas e lendas fantásticas


A Transilvânia é conhecida mundialmente pela lenda do vampiro Drácula, isso é fato, mas para os romenos existem outras lendas e lugares considerados mais misteriosos. Um deles é a região das montanhas que fazem parte do Parque Natural Bucegi relacionado com histórias de OVNI, civilizações intraterrenas e outros mistérios. Grande parte dessas lendas surgiu devido a curiosas formações rochosas existentes no alto do parque.


COMO CHEGAR?

O melhor acesso às montanhas Bucegi é através da pequena cidade de Bușteni, na Transilvânia. Fica a cerca de 37 km de Brașov e apenas 8 km de Sinaia. Como eu comecei o dia explorando a cidade de Sinaia, cheguei a Bușteni de trem (em menos de 10 min) cuja passagem me custou 11,60 Lei. Além do trem, também é possível ir de van/ônibus a partir de Brașov com destino a Sinaia, saindo da rodoviária Autogara 1, do lado da estação de trem de Brașov.

Estação ferroviária de Bușteni


Estátua de um combatente da Segunda Guerra sem braço


A estrada que passa em Bușteni, liga Brașov e Sinaia


Depois de desembarcar na estação de trem e cruzar a estrada pela passarela, segui pela esquerda por 1,5 km até chegar na base do Cable Car (teleférico) que faz o traslado até o alto do Parque Natural Bucegi. Veja a localização do Cable Car aqui. Outro meio para chegar lá no alto é fazendo um trekking de algumas horas.

Do alto da passarela já se tem uma vista incrível das montanhas


Basílica Nașterea Maicii Domnului


Mapa de Bușteni e das Montanhas Bucegi


Segui pela esquerda da estação de trem e entrei na Strada Telecabinei rumo ao teleférico


Cruz dos Heróis, monumento relacionado à Primeira Guerra Mundial no alto da montanha


CABLE CAR

O Cable Car das Montanhas Bucegi tem a fama de ser velho e lento, isso causa grandes filas para conseguir subir e descer. Não sei se foi porque o tempo estava ameaçando chover na hora que cheguei, mas até que a fila não estava longa. Em alguns minutos consegui embarcar. Apesar de ser precário, o valor de ida/volta custa 70 Lei, cerca de R$ 58 (agosto 2017) por pessoa. Achei bastante caro!

Teleférico antigo e lento usado para subir até o Parque Natural Bucegi


Interior do Cable Car


Apesar de usar um equipamento antigo, a vista continua sensacional


Chegada no alto das montanhas


A BABELE

O local de chegada do Cable Car no alto da monta fica a 2.292 metros de altitude e é conhecido como Babele, que significa "as mulheres idosas". O nome vem de algumas formações rochosas em forma de cogumelo existente ali perto, supostamente resultado da erosão na rocha causada pelo vento e gelo.

Babele é considerado um monumento natural do parque


Muitas lendas surgiram para explicar a origem de Babele. Alguns dizem que ali existiu um santuário onde os dacianos (antigo povo que viveu naquela região) faziam sacrifícios aos deuses. Por esse motivo, Babele também é conhecida como "Os Altares Ciclópicos do Caraiman", dedicados à terra, ao céu, ao sol, à lua e à Marte (deus da guerra e da agricultura). 

Alguns acreditam que essas formações em forma de cogumelo foram feitas pela erosão


Outros acham que seria um local de sacrifício de povos antigos


A ESFINGE ROMENA

Talvez um dos maiores mistérios das montanhas Bucegi é aquele relacionado ao antigo Egito. Bem ao lado de Babele, percebi que algumas rochas se assemelham bastante à esfinge egípcia de Gizé, vista de costas. Até aí parecia fruto da minha imaginação, até seguir um pouco mais à frente e confirmar que havia coincidências demais por ali.

Monumentos naturais estranhos


A formação rochosa que me lembrou uma esfinge de costas


 Observe a semelhança com a traseira da Esfinge de Gizé (Egito, 2014)


Conhecida como Esfinge Romena, esta formação é a mais procurada por turistas e a mais intrigantes entre os estudiosos. Foi apelidada assim desde 1936, pois lembra bastante a Grande Esfinge de Gizé, no Egito, principalmente quando observada pelo ângulo lateral. Alguns acreditam que teria sido esculpida por extraterrestres 😳.

Placa do parque descrevendo a Esfínge Romena


A suposta esfinge possui 8 m de altura e 12 m de largura


Ensaiando um beijo na esfinge de Bucegi


Beijo na Esfinge de Gizé (Egito, 2014)


Outras formações estranhas também são vistas ao redor da esfinge


Um cão São Bernardo "original" que vive no alto da montanha


LENDAS DAS MONTANHAS BUCEGI

Algumas teorias e lendas sugerem que as Montanhas Bucegi possuem uma rede de túneis subterrâneos que teriam sido criados há 50 mil anos para conectar outros locais considerados pontos de energia do mundo, como a Esfinge no Egito, Bagdá e Mount Kailash no Tibete. Esses rumores começaram em 2009 com a publicação do livro Transylvanian Sunrise.  Em 2003, a rede de túneis teria sido descoberta pelo Pentágono através do uso da tecnologia de satélite que detectou uma anomalia abaixo da Esfinge Romena. A colaboração da Romênia com as autoridades americanas é supostamente a razão pela qual o país foi autorizado a se juntar à OTAN.

Lendas e teorias da conspiração afirmam que existe uma redes de túneis de antigas civilizações naquelas montanhas


Certeza mesmo é que existe criação de inúmeras ovelhas por ali 😆


Apesar dessa teoria dos túneis subterrâneos ser fantasiosa, não é a primeira vez que surge uma crença nesse sentido relacionada com as Montanhas Bucegi. No passado, as terras da Romênia eram habitadas pelos dacianos, cujo reino existiu de 82 a.C. até 106 d.C., quando foi conquistado pelos romanos. Na mitologia dos dacianos, o deus Zalmoxis morava numa caverna da montanha sagrada Kogainon, que seriam as Montanhas Bucegi de hoje em dia.

A lenda do deus Zalmoxis, no Reino da Dácia, confirma que a crença dessas montanhas é antiga


Muitos mistérios numa paisagem sensacional


RETORNO

O último teleférico estava previsto para 17h30. Fiquei até o último minuto e voltei correndo para a cabine, caso contrário eu teria que voltar a pé num longo trekking noturno. Porém, a fila que se formou para descer se tornaria um pesadelo. Naquele momento eu pude comprovar a demora que acontece frequentemente para conseguir utilizar o Cable Car, pois fiquei esperando quase 2 horas na fila para uma descida de 15 min. 

Fiquei até o final. A área da Esfinge já estava deserta de turistas


Vista na descida do cable car


Ao chegar na estação, até que foi fácil conseguir voltar de trem. Mas antes de embarcar, comprei uma marmita para o jantar num (quase) self-service que matou minha fome. Às 20h30, ainda com luz no verão do leste europeu, embarquei num trem Inter-regional para uma viagem de 1h e 30 min até Brașov. Missão cumprida!

Chegada do trem com destino a Brașov


CUSTOS (agosto 2017)

- Trem Sinaia x Bușteni - 11,60 Lei
- Cable Car (ida e volta) - 70 Lei
- Trem Bușteni Brașov - 14,50 Lei


VEJA O VÍDEO

Assista as imagens dessa aventura no Youtube e aproveite para se inscrever no canal e deixar seu like 👍!



MEU ROTEIRO

Anterior: SINAIA

Roteiro completo: MISSÃO UCRÂNIA-ROMÊNIA

Próximo: SIBIU


Comentários

  1. Amo essas aventuras... (eu teria voltado a pé das montanhas...)

    ResponderExcluir
  2. Não tem nada de fantasioso, as partes ocultas são segredos bem despistados!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.