África do Sul: As belezas da arquitetura de Pretória

A capital administrativa e sede do poder executivo no país


Quem pensa que a África do Sul se resume em safáris, esportes radicais e belezas naturais, deve conhecer Pretória para mudar esses conceitos. A cidade é uma das três capitais do país, sendo a sede do poder executivo do governo. As outras capitais são: Cape Town (capital legislativa) e Bloemfontein (capital judiciária). Pretória também é conhecida por ser uma cidade acadêmica com três universidades e conselhos de pesquisas. Mas essa pequena cidade a 50 km ao norte de Johanesburgo se destaca principalmente pela arquitetura antiga.


COMO CHEGAR?

Existe uma maneira simples, confortável, barata e rápida de visitar Pretória, é através do Gautrain, uma rede ferroviária moderna com 80 km que liga Johanesburgo a algumas áreas importantes como o Aeroporto Internacional O. R. Tambo e a cidade de Pretória. A partir do centro (Park Station) dura cerca de 35 min de deslocamento. Para andar de Gautrain é necessário comprar o Gautrain Gold Card (15 R) e colocar um crédito de 65 R.

Plataforma de chegada do Gautrain em Pretória 


Mapa do Gautrain que liga Johanesburgo a Pretória


A estação de trem de Pretória conserva a fachada histórica


PREFEITURA

Depois de sair da estação de trem e parar num fast food genérico para comer um chicken burguer de almoço, segui andando pela rua em frente até chegar por acaso na praça da bela prefeitura. Aquela foi a minha primeira impressão da beleza arquitetônica da cidade. Curiosidade: esta é a prefeitura de Tshwane! pois é, Pretória mudou de nome, mas ninguém deixa de chamá-la de Pretória 😥

Tshwane City Hall


Edifício construído em 1931 e inaugurado em 1935


Andries Pretorius, um líder voortrekker cujo nome deu origem à cidade


Museu de História Natural


UNION BUILDINGS

Meu objetivo principal em Pretória era conhecer essa maravilha arquitetônica da África do Sul. Os Union Buildings (Edifícios da União) formam a sede oficial do governo sul-africano e também abrigam o gabinete do Presidente da África do Sul. A imponente construção de arquitetura muito bonita está localizada no ponto mais alto de Pretória.

Os Union Buildings ocupam o ponto mais alto de Pretória


Ao iniciar a subida pelas escadarias dos Union Buildings já dei de cara com a Estátua de Nelson Mandela. Essa estátua de nove metros do ex-presidente sul-africano foi inaugurada em 2013. Teria sido esculpida com as mãos ao alto para simbolizar "um abraço" na nação.

Uma das atrações dos Union Buildings é a estátua de Mandela


A estátua possui 9 metros de altura


Mandela morreu aos 95 anos


Líder da luta contra o Apartheid e primeiro presidente negro do país


Simboliza um abraço à nação da África do Sul


Os Union Buildings são a atração turística mais importante da cidade


Jardins suspensos dos Union Buildings


A partir deste ponto o acesso é restrito a funcionários


A construção é um emblema da democracia


No alto e em frente à entrada dos Union Buildings está o Delville Wood Memorial que homenageia a coragem dos sul-africanos que combateram na primeira Guerra Mundial do lado do Império Britânico. A Batalha de Delville Wood aconteceu em 1916 em Somme, França, contra os exércitos do Império Alemão. A 1ª Brigada de Infantaria da África do Sul ocupou a região Delville Wood resultando em muitas baixas. Este memorial nacional simboliza todos da Força Expedicionária Ultramarina da África do Sul que morreram durante a Primeira Guerra Mundial.

Delville Wood Memorial


Inscrições que homenageiam os mortos na batalha


Existe um memorial como este na França, no local da batalha


ARCADIA

Voltei andando pelas rua Stanza Bopape do bairro Arcadia que é cercado de comércio, shopping, embaixadas e hotéis. É o melhor bairro da cidade. No final da rua está a Church Square.

Bairro Arcadia, o pólo administrativo da cidade


Edifício Tudor Chambers


CHURCH SQUARE

A praça foi originalmente concebida como "Praça do Mercado" pelo fundador de Pretoria, Marthinus Pretorius. Porém ficou conhecida como Praça da Igreja devido a três igrejas que existiam no centro da praça. Atualmente, a praça é rodeada por edifícios históricos como o Palácio da Justiça, o Teatro do Capitólio Antigo, as Câmaras Tudor, o Ou Raadsaal (Câmara do Conselho Antigo) e o Correio Geral, além da estátua do líder dos Boers e ex-presidente da República da África do Sul, Paul Kruger.

Paul Kruger foi presidente da África do Sul e líder da resistência bôer contra o domínio britânico


Palácio da Justiça


Primeiro Parlamento da Africa do Sul


RETORNO À JOHANESBURGO

Retornei para a estação de trem já escurecendo e peguei o Gautrain de volta à estação Park Station sem problemas. Até hoje eu guardo o cartão do Gautrain caso seja necessário 😝😝😝


CUSTOS (abril 2018)

- Gautrain Gold Card - 15 R
- Gautrain Johanesburgo x Pretória - 65 R
- Chicken burguer - 20 R
- Gautrain Pretória x Johanesburgo - 65 R


MEU ROTEIRO

Anterior: KRUGER PARK

Roteiro completo: MISSÃO SUL DA ÁFRICA


Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.