EUA: Horseshoe Bend, a curva de rio com uma incrível forma de ferradura

O mirante que permite ter uma vista inesquecível do Rio Colorado

Se traduzir literalmente, Horseshoe Bend significa "curvatura em forma de ferradura de cavalo". É a região em que o Rio Colorado faz uma curva acentuada criando esse formato. A vista de seu mirante é sensacional e ficou famosa através de fotos postadas nas redes sociais. O acesso é livre (grátis!).

COMO CHEGAR?

Horseshoe Bend fica localizado perto da cidade de Page, Arizona, distante a apenas 4,6 km (10 min de carro). A partir de Las Vegas demora 4h30 de carro. Veja a localização no Google Maps. Pela manhã, depois de visitar o Antelope Canyon que também fica perto (12km), segui em direção ao Horseshoe Bend. Durante toda a road trip usei o App Google Maps do smartphone com o GPS da rede de dados do Easysim4u para me orientar.

Acesso pela rodovia US 89

Ao chegar pela rodovia US 89, existe um estacionamento grátis e bem organizado, dividido entre área para carros e motorhomes. Ainda é necessário caminhar por mais 1,2 km até o mirante. O começo é uma pequena subida, mas nada demais, o mirante é acessível a qualquer pessoa e demora de 15 a 20 min para chegar lá. Recomendo ir com calçado fechado para não entrar areia. É bastante recomendado também levar água por causa do calor (no verão) e do clima seco.

Apesar de rústico e grátis, o estacionamento é bem organizado

A partir do estacionamento são mais 1,2 km com uma subida de leve

A paisagem árida do Arizona já é uma atração no caminho

MELHOR MIRANTE

Depois da curta caminhada no sol escaldante, cheguei no mirante principal de Horseshoe Bend. Um detalhe que percebi é que esse mirante não é o melhor local para fotos. Primeiramente porque é lotado de turistas. Além disso, possui uma grade de proteção que impede a aproximação da beira do penhasco, prejudicando um pouco a visualização da "forma de ferradura". A minha dica é seguir caminhado para a direita, em direção a um pequeno morro, e se afastar da massa turística.

A trilha termina em um mirante principal

HORSESHOE BEND

O mirante fica a uma altura de 300 metros do Rio Colorado, que de colorado não tem nada, é bem escuro! A formação geológica realmente lembra uma ferradura de cavalo.

O formato de ferradura de cavalo faz jus ao seu nome em inglês

A vista é uma das mais incríveis do estado do Arizona

MELHOR HORÁRIO PARA FOTOS

Planejei a chegada no Horseshoe Bend por volta de 12h00 para pegar o sol em cima e iluminando o escuro Rio Colorado. Dizem que de manhã bem cedo (sol no leste) o penhasco faz sombra no rio e que pela tarde (sol no oeste) a luz fica na cara do observador, prejudicando um pouco as fotos. Outro horário recomendado para fotos seria o pôr do sol.

O Rio Colorado é escuro, mesmo com o sol incidindo diretamente

O rio é navegável, mas o acesso a partir do mirante é impossível

Seguindo pela direita do mirante, existem pontos isolados para apreciar a vista

São cerca de 300 metros de altura, cuidado!