Chapada das Mesas: A cidade de Imperatriz no Maranhão

O ponto de chegada e partida para explorar a região da Chapada das Mesas


Imperatriz é a segunda maior cidade do Maranhão e o ponto de partida mais comum para quem chega de avião e pretende seguir para a Chapada das Mesas, no sul do Estado. Fica a 610 km de São Luís e 200 km de Carolina, tendo esse nome em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II.


O QUE FAZER?

Depois de passar a semana explorando a Chapada das Mesas e o Rio Araguaia (no Tocantins), retornei para Imperatriz na noite anterior ao meu vôo de volta ao Rio de Janeiro. Eu teria apenas uma noite e uma manhã para conhecer a cidade. Foi suficiente? Sobrou tempo! Na verdade Imperatriz é uma cidade grande com cerca de 250.000 habitantes e suas atrações não diferem de outras cidades do mesmo porte. O programa da noite foi jantar no shopping. Os três maiores shoppings de Imperatriz são o Timbira Shopping, Tocantins Shopping Center e o Imperial Shopping.

Jantei na praça de alimentação do Imperial Shopping


Na parte da manhã fui caminhando até a região chamada Beira Rio, um parque público na orla do Rio Tocantins que possui área de lazer e o letreiro "Eu amo Imperatriz" que seria o principal ponto turístico da cidade.

Algumas casas antigas podem ser vistas perto do Beira Rio


Beira Rio é uma área de lazer pública onde está o letreiro da cidade


Continuei andando até a Igreja Matriz São Francisco de Assis que não tem uma arquitetura tão luxuosa mas se destaca na cidade que não possui construções históricas preservadas. Caminhei até a Rua Benedito Leite onde acontecia uma feira daquele domingo. Passei para ver um pouco da Imperatriz raiz!

Igreja Matriz São Francisco de Assis


Interior simples da igreja católica


Feira de domingo na cidade de Imperatriz


PARTIDA

Antes de ir embora, almocei no Shopping Imperial, que fica a 3 km da entrada do aeroporto. Cheguei a tempo de devolver o carro alugado e embarquei por volta das 16h00 com destino ao Rio de Janeiro. Missão cumprida na Chapada das Mesas!


MEU ROTEIRO

Anterior: RIO ARAGUAIA

Roteiro completo: CHAPADA DAS MESAS



Siga A Mochila e o Mundo:





Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.