O primeiro santuário de elefantes da América Latina é inaugurado no Brasil

A Chapada dos Guimarães ganha uma nova atração de peso



Se você já tinha motivos para visitar a Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, agora que não pode mais perder tempo. Já pensou em conhecer um santuário para elefantes na África ou Ásia? Pois é, agora dá para fazer isso no Brasil.

No último dia 12 de outubro foi oficialmente inaugurado o Santuário de Elefantes Brasil, localizado no coração da Chapada dos Guimarães, a cerca de 66 km de distância da capital Cuiabá. A fazenda em que foi construído o santuário tem capacidade para mais ou menos 50 elefantes.

A ideia do santuário surgiu com a atuação da ONG ElephantVoices em janeiro de 2010, quando identificou no Brasil alguns elefantes cativos em situação crítica em circos, zoos e algumas propriedades rurais. Os elefantes que vinham sendo confiscados dos circos pelas autoridades estavam sendo enviados a zoológicos, sem experiência com elefantes e nem locais adequados para recebê-los. A ElephantVoices então fez uma parceria com o americano Scott Blais, especialista em elefantes em cativeiro e gerenciamento de santuários naturais. O santuário é mantido através de dinheiro de doações (principalmente internacionais).

As primeiras moradoras do santuário se chamam Maia e Guida, duas fêmeas apreendidas pelo IBAMA em Paraguaçu-MG, acorrentadas na propriedade rural do advogado de um circo. Elas já viviam 40 anos em cativeiro.

Para mais informações sobre o santuário, acesse o site santuariodeelefantes.org.br




Comentários

  1. Só lembrando que o santuário não é aberto para visitação, mas Chapada dos Guimarães com certeza merece ser visitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. NÃO se pode visitar o Santuário, mas pode ajudar pelo site, até mesmo adotar um dos elefantes

      Excluir
    2. Mais que perfeito não ser aberto a turistas. Pois com certeza o projeto é para salvar elefantes e não apoiar a cultura do exibicionismo e exploração. Vamos ajudar o projeto.

      Excluir
  2. Protejam este santuário da curiosidade humana. Eu mesma daria tudo para ver os elegantes nem que fossem de longe
    Mas sei que o santuário deve ser fechado apenas para eles. É um lar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.