Ibitipoca-MG: Pico do Pião, roteiro de belos lagos e de grutas gigantes

Uma trilha com subidas íngremes e de atrações variadas, mas que vale a pena explorar


Meu último dia no Parque Estadual do Ibitipoca estava reservado para explorar a trilha que sobe até o Pico do Pião, que fica a uma altitude de 1.720 metros. Este roteiro do parque é oficialmente composto das seguintes atrações: Gruta do Monjolinho, Gruta do Pião, Gruta dos Viajantes, Pico do Pião e as Ruínas da Capela. Eu organizei meu roteiro incluindo ainda o Lago dos Espelhos, a Ducha, o Lago Negro e a Prainha.

A Prainha  é a atração aquática mais perto do Centro de Visitantes e do restaurante


A trilha oferece subidas íngremes que dão uma canseira


O roteiro Pico do Pião não é tão visitado quantos os outros. Seu percurso é de 11 km (ida e volta), tendo certos trechos de subida íngreme. Como eu estava acampado no parque, comecei a trilha cedo para encontrar as atrações sem a presença de turistas. Fui direto para a atração principal, o Pico do Pião, para visitar os demais pontos no retorno.

Bonitas montanhas enfeitam a paisagem durante a subida 


A partir desta trilha é possível seguir também para a Janela do Céu, porém é mais distante que a convencional


PICO DO PIÃO

Ao se aproximar do pico é possível observar que parte do piso foi feito pelo homem. São vestígios do caminho para uma capela inaugurada em 1932 no alto do Pico do Pião. A construção foi autorizada por um bispo de Juiz de Fora com a finalidade de consolidar a posse das terras devolvidas pelo Estado numa briga judicial, porém mais tarde, o Estado venceu o processo e tomou as terras de volta, deixando a capela abandonada e com o tempo destruída.

Vestígios do caminho para a capela. Hoje a subida ao cume é por outro lado


O Pico do Pião envolvido por nuvens


Ao chegar no alto do pico é que todos conseguem entender o nome. Se a gente girar lá em cima como um pião vai conseguir ter a vista de uma paisagem de 360 graus. Lá em cima estão as ruínas da antiga Capela Senhor Bom Jesus da Serra, destruída pelos raios, pelo vento e pelas tempestades que castigam o cume, tendo restado apenas o piso e o altar.

A escada construída para se chegar ao cume e às ruínas da capela


São 360 graus de vistas livres, exceto quando as nuvens fecham


Ainda existem lendas e mistérios em torno dessas ruínas como a história da imagem de Jesus que foi levada para Mogol, povoado vizinho, após a destruição desta capela. A imagem se encontra na capela de N. S. dos Remédios e (diz a lenda) está voltada de frente para o Pico do Pião por vontade própria, inclusive causando um desnível na capela. Outra história é que o sino de bronze da antiga capela em ruínas caiu morro abaixo e se encontra perdido na mata.

A capela teria sido destruída pelos raios, ventos e tempestades


Detalhes do piso que resiste ao tempo e ao clima


GRUTA DOS VIAJANTES

Antes de iniciar a descida do Pico do Pião, existe um caminho que desce para uma floresta úmida e cerrada. Lá embaixo está a mais impressionante caverna que eu vi no parque: a Gruta dos Viajantes. O túnel é imenso e profundo. Entrei o máximo que consegui, mas dali para frente eu não podia arriscar sem equipamento apropriado.

Uma escada de madeira com piso escorregadio pelo limo desce até a entrada da caverna


Pelas características da caverna, ela nos faz imaginar se não foi feita pelo homem


É possível sentir uma corrente da ar passando pela gruta, como se tivesse uma saída em algum lugar. O piso de areia plano e alguns "cômodos" nas laterais das paredes faz lembrar as lendas de entradas para civilizações intraterrenas. Não sei se é lenda ou realidade, mas do lado de fora também existem cortes simétricos na rocha, um mistério que mexe com a imaginação.

As paredes externas da caverna também são belas e misteriosas


Perceba a perfeição desses cortes nas rochas


GRUTA DO PIÃO

Logo ao iniciar a descida, passando pelos vestígios do piso antigo, está a gruta com o mesmo nome do pico. Também é uma gruta profunda e que eu não pude ver nem chegar no final. Dessa vez a gruta mostra ser abafada, sem passagem de ar.

A descida proporciona visuais muito bonitos


A abafada Gruta do Pião foi apenas um ponto de descanso


GRUTA DO MONJOLINHO

Embaixo de uma descida íngreme fica esta gruta com nome curioso. São formações rasas, e com muitos furos nas paredes e no piso, parecendo que foram feitos por insetos. Ao fundo um pequeno poço formado da água que escoa para dentro das rochas.

Pequenos furos espalhados pelo solo


A natureza teria mesmo esculpido todas essas formas?


No fundo do terreno fica um poço formado por uma espécie de cachoeira interna


LAGO DOS ESPELHOS

De volta a parte baixa, entrei na trilha de aproximadamente 500 metros que termina no Lago dos Espelhos. Essa hora já havia gente no local, mesmo assim eu consegui registrar o motivo do nome do lago que reflete as imagens como um espelho.

Uma praia de areias brancas e uma cachoeira de águas escuras


A água forma o reflexo que duplica as imagens da realidade


LAGO NEGRO

Voltando pela mesma trilha do Lago dos Espelhos, uma placa indica a entrada do Lago Negro. A trilha desce até a primeira atração que é a chamada Ducha, uma curta queda d´água que permite que uma pessoa se banhe numa verdadeira ducha natural. Distante 120 metros dali está o Lago Negro, um tranquilo lugar cujas águas e pedras formam um visual de se perder as palavras.

A água desce pela fenda criando uma ducha natural


O Lago Negro é um lugar silencioso e com uma beleza exótica


Achei este um dos lugares mais bonitos e marcantes do parque


Parecia que eu pisava numa pintura feita em tela


MISSÃO CUMPRIDA

Às 14h00 eu já havia terminado o roteiro do Pico do Pião e, dessa maneira, havia concluído a exploração pelo parque. Era hora de desmontar a barraca, encher a garrafa de água e iniciar a caminhada de 4 km até a vila de Conceição do Ibitipoca para embarcar no ônibus das 17h00 rumo a Lima Duarte. Para trás ficam as lembranças de um fim de semana de paz e contato com a natureza de um verdadeiro paraíso.

Descida de 3 km pela estrada de paralelepípedos até Conceição do Ibitipoca 


MEU ROTEIRO


Roteiro completo: IBITIPOCA


Comentários

  1. Adorei suas dicas.
    Pretendo ir a Ibitipoca e com suas observações, vou com muito mais tranquilidade.
    Obrigado 😊

    ResponderExcluir
  2. Que bom Cristine, espero que você se divirta bastante. Depois conta como foi!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom sua descrição sobre o parque. Realmente é um lugar lindo de passear e conhecer.
    A gruta dos viajantes ela tem passagem de um lado para outro , uma pena não ter feito, mas sem lanterna fica difícil mesmo.

    Até próxima expedição !!!!

    ResponderExcluir
  4. Os trilheiros corajosos q sigam em frente,primeiro dia fui em todos os pontos o trageto foi 21.350km, quase morri, nove horas d percurso e no dia seguinte foi o passeio caminho das águas 5km. É lindo, mas ñ é nada tranqüilo 😏

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana sua história. Encantada com esse roteiro.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Amei conhecer o lugar . Uma trilha cansativa , mas que vale o esforço. Foi um dos lugares do parque que mais me emocionei . Indescritível a sensação que tive neste lugar. O que me fez querer saber mais da história.
    Parabéns pelo seu texto !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.