Saiba onde sentar no avião para sobreviver a um acidente

Pesquisa mostra que os assentos traseiros são os mais seguros estatisticamente





Quem tem medo de voar de avião pira, mas a revista Time publicou uma pesquisa feita através de dados da Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), na qual mostra que as fileiras da traseira de um avião são os lugares mais seguros para se viajar. Foram analisados os últimos 35 anos de acidentes aéreos com sobreviventes e mortos registrados. 

A conclusão estatística é que os passageiros que viajam nas últimas fileiras têm maiores chances de sobreviver no caso de queda da aeronave, principalmente nos assentos do meio, entre outros dois passageiros (28% de taxa de mortalidade). O fundo do avião é o lugar onde são encontrados mais sobreviventes, sendo considerados os mais seguros. O índice de mortes segundo a pesquisa é de 32% para quem viaja na parte traseira da aeronave. Já na parte do meio é de 39%  e da frente é de 38%.


O LUGAR MAIS "PERIGOSO"

Considerando-se o lugar de maior risco pelo estudo, os assentos mais fatais de acordo com a análise estavam no corredor, no terço médio do avião (44% taxa de mortalidade). 

A parte central da aeronave é a mais fatal


Veja abaixo o vídeo produzido em inglês explicando com detalhes o resultado da pesquisa:




Apesar do assunto causar pânico, que fique claro que voar é muito mais seguro que andar de carro ou moto. Uma pesquisa mais "otimista" para os viajantes de avião mostra que a probabilidade de morte em acidente de carro é de 1 para 112. De moto então é de 1 para 900. Na aviação a relação é de 1 para 8.000. Independente do lugar que você compre seu assento, o esperado é que o avião nunca caia. Bons vôos!


Comentários

Postar um comentário

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.