Noruega: Trollstigen, o Caminho dos Trolls

Uma das rotas cênicas norueguesas mais visitadas e espetaculares


Trollstigen (O Caminho dos Trolls, em norueguês) é uma estrada curiosa que fica a 67 km de Geiranger e que normalmente permanece aberta apenas entre maio e outubro anualmente. Se destaca por seus mirantes, cachoeiras e paredões rochosos encontrados numa sequência de onze curvas acentuadas. Apesar de Trollstigen ser a atração principal, a estrada desde Geiranger me surpreendeu e considero que é a rota cênica mais bonita do país.


ROTA CÊNICA

O percurso na estrada desde Geiranger é de 67 km, com uma duração aproximada de 2 horas. No caminho existe um trecho entre Eidsdal e Linge (2,7 km) onde é necessário atravessar de ferry. A estrada segue passando por fazendas localizadas entre as montanhas, normalmente com plantações de morango. Nos meses de verão, as águas de degelo descem dessas paredes de pedra que cercam a estrada, criando uma sequencia de cachoeiras pelo caminho. Grandes lagoas são formadas na região. Tudo é tão bonito que parece cenário de conto de fadas.

Fazendas com plantações de morango pelo caminho


A rota cênica até Trollstigen é a mais bonita do país


Fiz algumas paradas para ver de perto a natureza da região


Várias cachoeiras são vistas surgindo do topo das montanhas


Lagoas de água de degelo estão espalhadas pela região


TROLLSTIGEN

No passado, Trollstigen era uma importante passagem de transporte entre as aldeias Valldal e Åndalsnes. Quando a estrada abriu em 1939, não demorou muito para que o Trollstigen se tornasse uma atração turística. No topo dessa estrada cheia de curvas exóticas existem dois mirantes onde é possível contemplar aquele cenário, um denominado The Trolls Path Viewpoint, e o último chamado Plattingen, onde uma cachoeira escoa bem ao seu lado. O caminho a pé até os mirantes não é longo, sendo feito sobre passarelas. Veja a localização no Google Maps. No local há também estacionamento, WC e um restaurante chamado Trollstigen Kafe.

Passarelas até os mirantes de Trollstigen


The Trolls Path Viewpoint se projeta no abismo


A Trollstigen (Caminho dos Trolls) e suas 11 curvas acentuadas


Em Plattingen é possível ter noção da grandiosidade daquele cenário


As águas descem das montanhas e passam sob o asfalto


Cachoeiras e curvas em harmonia nos vários ângulos da estrada 


PERNOITE 

Ao concluir minha passagem pela estrada do Troll, segui por mais 108 km (2 h 20 min) até a localidade de Lyngstad onde meu pernoite estava planejado. No caminho, foi necessário passar por mais um ferry, no trecho Åfarnes-Sølsnes (52,0 km/54 min de travessia). Me hospedei em uma casa particular chamada Leite Gård para conhecer, no dia seguinte, a segunda estrada mais visitada na Noruega depois de Trollstigen: a Atlantic Ocean Road.

O dia terminou na Leite Gård para descanso. No dia seguinte teria mais!


MEU ROTEIRO

Anterior: GEIRANGER

Roteiro completo: MISSÃO NORUEGA




Siga A Mochila e o Mundo:





Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.