Ucrânia: Museu Nacional da História da Ucrânia em Kiev

A rica história do país conservada num local à altura


Originado do antigo Museu das Antiguidades e Arte da Cidade de Kyiv (1899) e mais tarde transformado em museu de história do país, possui atualmente mais de 800 mil peças em exposição, incluindo itens arqueológicos, moedas, pinturas, esculturas, armas, manuscritos e objetos etnográficos, muitos são únicos no mundo. No jardim em frente ao museu estão as ruínas da Igreja dos Dithes.


COMO CHEGAR?

O museu está localizado na cidade velha de Kiev, ao lado da famosa Igreja de St. Andrews (Santo Andre). Veja aqui a localização no Google Maps. Funciona diariamente de 10h às 18h. Ao pagar o ingresso, ganhei um ticket que prometia um brinde no final do passeio (no final eu conto). Pode-se fotografar livremente o museu, porém é proibido entrar com bolsa, existindo um guarda volume na parte inferior da bilheteria (é 0800!). O museu é bem grande, demorando no mínimo 2 horas para ver tudo.

Símbolo do comunismo ainda na fachada do edifício histórico do museu


SEMELHANÇAS DO PASSADO

Do lado de fora do museu, algumas estátuas de pedra me chamaram a atenção. Não havia placa com descrições, nem mesmo em cirílico. Estátuas como essas representam personalidades históricas, deuses de alguma crença ou são colocadas em tumbas para espantar o "mau espírito". Costumam ser encontradas em várias partes do mundo e, digamos que as mais famosas seriam os Moai da Ilha de Páscoa.

Estátua que representa um personagem de bigode


Este parece que segura uma espada


Abaixo alguns exemplos bem parecidos encontrados na América do Sul. Perceba que na última foto, o personagem também é retratado com bigode. Acho que o mais semelhante seria a posição das mãos sob a barriga, como são representados os moai. Seria apenas coincidência o costume antigo de venerar estátuas de pedras como essa?

Estátua no museu arqueológico de Santiago, Chile


Estátua encontrada em San Agustín, Colômbia


HISTÓRIA ANTIGA

Eu costumo achar um museu interessante quando seus objetos começam a fugir daquela arte tradicional de vasos velhos e pontas de lança. Logo no início dá para perceber que as figuras representadas por aquelas antigas civilizações são bem diferentes (e estranhas).

Marfim de mamute encontrado junto aos objetos pré-históricos


Um estranho ser feminino (seios) feito de argila com miniaturas de vasos


Parece representar o interior de uma habitação


Diversos bonecos que na maioria representam seres que não parecem deste mundo


Disco muito bem trabalhado e detalhado. Seria apenas arte?


Este até parece uma tentativa do busto do Jabba 


Personagem Jabba, do filme Star Wars


INFLUÊNCIA GREGA

O território ucraniano começou a ser habitado há cerca de 44 mil anos atrás. Foi na Idade do Ferro que dois mundos diferentes se cruzaram, por um lado, nômades da steppe (cimerianos, citas e sármatas), e por outro os antigos gregos que colonizaram o norte do Mar Negro. Mais tarde, a região também sofreu forte influência do Imprério Bizantino.

Parte de um relevo contendo a suástica


Grandes vasos utilizados para guardar grãos


Pequenas figuras encontradas nas escavações do Mar Negro


Arte de influência mediterrânea


Arte de estilo greco-romano


Curiosos sinos de metal


Armaduras e armas antigas desenvolvidas com o domínio da ferro


Acredita-se que a domesticação do cavalo começou na Ucrânia


Essas armaduras já seguem o estilo medieval


Vestimentas tradicionais dos camponeses ucranianos


A UCRÂNIA SOVIÉTICA

A história da Ucrânia soviética é algo infeliz. Após embarcar no comunismo com a Revolução Russa, duraria pouco a crença de que a ideologia seria boa para o país. Para atender a demanda da Revolução Industrial russa, Joseph Stalin desenvolveu um programa de coletivização da agricultura pelo Estado. Chegou a um ponto que faltava comida para os próprios produtores rurais que morreram de fome. Esse episódio da história ficou conhecido como Holodomor e eu explico melhor no post sobre Kiev. Além do Holodomor, também houve um "expurgo" geral onde foram assassinados 4/5 (quatro quintos) da elite cultural ucraniana que se opunha ao regime.

Cédulas de dinheiro soviético com a imagem de Lênin


Moedas que celebram o comunismo


Cédula de 1919 com o símbolo comunista


RELIGIÃO

Alguns objetos contam a história da religião ucraniana que é predominantemente cristã e está ligada por tradição à Igreja Ortodoxa Russa. Diz a lenda que a fé cristã começou com a ida de Santo André até Kiev e profetizado a construção de uma grande cidade cristã, levantando uma cruz no local que seria hoje a Igreja de St. Andrews (Santo André). Efetivamente a cristianização começou no século 9, quando o Império Bizantino enviou bispos para missões em Kiev. 

À direita, a cruz ortodoxa que surgiu no Império Bizantino


Pintura de representação da lenda de São Jorge


Representação ortodoxa do corpo de Cristo após crucificação


AS GUERRAS

O sofrimento da Ucrânia com as guerras dura até hoje, porém demonstra a coragem desse povo. Um fato interessante da história é que na Segunda Guerra Mundial, excetuando as cidades urbanizadas de Kiev e Odessa que resistiram ao cerco nazista, o restante da população camponesa recebeu os alemães como libertadores do regime comunista. Porém, os nazistas não se preocuparam em explorar o descontentamento ucraniano com as políticas soviéticas, ao invés disso, mantiveram as fazendas coletivas, e iniciaram o genocídio contra os judeus locais.

Farda de um oficial sovitético 


Insígnias soviéticas na gola do uniforme


Um impressionante registro de um tiro que atingiu a moeda, provavelmente dentro do bolso 


Armas e utensílios utilizados nos combates históricos


Armas utilizadas na Segunda Guerra Mundial


Os conflitos atuais também já fazem parte da história do país no museu


Vladmir Putin sendo comparado com Hitler na exposição do museu


A bandeira e o brasão de armas despertam o patriotismo no país


MISTÉRIOS DA ANTIGUIDADE

Um território tão antigo já viu surgir e desaparecer diversas civilizações e culturas, principalmente nos arredores do Mar Negro. Não se sabe até que ponto as lendas antigas influenciaram na arte, mas existem objetos que até o polêmico escritor suíço Erich von Däniken, autor da teoria dos "Deuses Astronautas", iria gostar de tentar explicar.

Um governante ou sacerdote representado com escamas?


Um ser antropomórfico que lembra a coluna Djed egípcia


Jarro de metal representando um ser mitológico parecido com um centauro


Estela rústica com antigas inscrições


Estranho objeto metálico em formato de cone


SAÍDA DO MUSEU

Ao terminar minha visita pelo museu, passei no Coffe Shop como estava orientando no "vale brinde" recebido na entrada. Ganhei um pacote de biscoito! Não era grande coisa, mas considerando que eu tomei um café da manhã fraco, levantou minha moral para continuar explorando a cidade de Kiev.

Ganhei um pacote de biscoito no final da visita ao museu


MEU ROTEIRO

Anterior: KIEV

Roteiro completo: MISSÃO UCRÂNIA-ROMÊNIA

Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.