Búzios/RJ - A trilha da Pedra do Guardião

A rocha que revela um enigmático rosto esculpido

A Pedra do Guardião fica em Armação de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Apesar de ser uma trilha de fácil acesso, curta e leve, pouca gente conhece. Além da pedra misteriosa, existem vários mirantes incríveis.

COMO CHEGAR?

A Pedra do Guardião fica localizada em uma trilha entre a Praia da Ferradura e a Praia da Ferradurinha, na área do Parque Estadual da Costa do Sol. Dá para chegar de carro até a Praia da Ferradura. A trilha começa perto da Pousada Unicórnio e tem apenas 850 metros a partir daquela posição. Uma vantagem é que a trilha e a Pedra do Guardião estão no Google Maps, ou seja, basta usar o app para se localizar. Veja a trilha do Google Maps neste link.

A partir da pousada Unicórnio, a trilha está à esquerda (à direita é a via da Praia da Ferradura)

A TRILHA

A trilha não tem grandes desníveis, é plana quase o tempo todo. A vegetação, porém, pode ser o que dificulta, principalmente se a trilha estiver sem manutenção e o mato alto. Existem vários cactos e bromélias, em um bioma que lembra o cerrado. Em certo ponto a trilha abre e permite uma vista linda do mar de Búzios.

Vegetação com muitos cactos

Se liga na cor dessa água!

No meio da trilha, em direção à Ferradurinha, tem uma entrada à esquerda que termina em uma praia de pedras. A descida pode ser complicada devido à vegetação, mas depois é só caminhar entre as pedras. O mar ali costuma ser perigoso pois as ondas quebram na rocha. Vale a pena mesmo é olhar o mar de cima das pedras.

Descida no meio da vegetação para chegar nas pedras

Uma área deserta cercada de rochas

De cima das pedras a vista do mar é perfeita

PEDRA DO CACHORRO

Em busca da Pedra do Guardião acabei encontrando outra formação rochosa curiosa que eu batizei de Pedra do Cachorro. Talvez minha imaginação seja fértil, mas não parece? Pode ser comparada também com um porco!

Formação rochosa que batizei de Pedra do Cachorro

PEDRA DO GUARDIÃO

Mas a principal formação rochosa é a Pedra do Guardião que é um rosto humano esculpido no paredão. O mistério é saber se foi a erosão que criou aquela imagem por acaso ou é a escultura que uma antiga civilização registrou ali.

Cara a cara com a Pedra do Guardião

É possível chegar bem perto daquele rosto no paredão de pedras

Um mistério no meio das praias de Búzios

ENSEADA DAS POÇAS

Continuei a trilha em direção à Praia da Ferradurinha e peguei uma subida curta. Em certo ponto existe uma trilha que entra pela esquerda em direção ao mar. Aquele lugar cercado de pedras avermelhadas é chamado de Enseada das Poças e tem esse nome por possuir piscinas naturais formadas pela água do mar. Fiz uma parada para um lanche e em seguida continuei até chegar na Ferradurinha já quase no pôr-do-sol.

A trilha segue em direção à Praia da Ferradurinha

Entrada à esquerda para outra atração dessa caminhada

Enseada das Poças é outro mirante incrível do mar de Búzios

Pôr-do-sol na Praia da Ferradurinha

RETORNO

Enquanto eu retornava pela trilha de volta à Praia da Ferradura, encontrei uma cobra no meio do caminho. A serpente fugiu para o meio do mato, mas eu ainda consegui tirar umas fotos e acredito que seja uma jararaca. No final deu tudo certo, mas aconselho ficar atento aonde se pisa nessa trilha.

Seria uma jararaca na trilha?

VEJA O VÍDEO

Assista as imagens dessa aventura no YouTube e aproveite para se inscrever no canal e deixar seu like 👍!

Comentários

1. Poxa, que delícia de trilha! E só pela visão daquela água turquesa já teria valido a pena!

ResponderExcluir
  2. Obrigada por disponibilizar o caminho do Google por aqui! Se quiser saber mais sobre a pedra eu conheço um texto de arqueologia a respeito, o local foi objeto de estudo de Altamirano. Adorei o blog.