Carrancas-MG: Parque Municipal da Fumaça

Lugar com belas e poluídas cachoeiras


Aproximadamente 4 Km do centro urbano da cidade de Carrancas está um dos complexos de cachoeiras mais populares da região. Para chegar lá é preciso pegar a estrada de terra em direção à cidade de Luminárias e entrar a direita na indicação da placa. Não existe transporte público, sendo necessário ter um carro, quadriciclo, bicicleta, ou encarar a pé mesmo!


Placa na estrada de Luminárias indica a entrada para o Complexo da Fumaça


O Complexo da Fumaça, diferente dos outros complexos de cachoeiras de Carrancas, é na verdade um Parque Municipal, ou seja, não é área particular como os demais. As placas já citam isso.

Diversas placas já alertam sobre a impossibilidade de se banhar na Fumaça


Ao chegar no local onde está localizada a principal cachoeira que dá nome ao Parque, existe um espaço para estacionamento. Deste ponto a grande atração é a vista da Cachoeira do Véu da Noiva escorrendo pela serra ao fundo, uma das cachoeiras mais altas do município com 40 metros de queda d’água

No meio do verde se destaca a Cachoeira do Véu da Noiva


Detalhe da queda do Véu da Noiva


Uma das cachoeiras mais altas e bonitas de se ver no Parque


As pedras completam a paisagem fascinante do entorno da Fumaça


A CACHOEIRA DA FUMAÇA

Possui mais de 15 metros de queda d'água. Essas águas que formam a cachoeira vêm do Ribeirão Carrancas, que por sua vez recebe todo o esgoto sem tratamento produzido pela cidade. Em 2005, foram filmadas cenas da novela Alma Gêmea da Rede Globo no local.

A queda larga e alta (15 m) que dá o nome ao complexo de cachoeiras do Parque


Não preciso explicar o motivo do nome "Fumaça" para a cachoeira, preciso?



No passado foi responsável pelo fornecimento de energia da cidade, com a força de sua queda


A Prefeitura Municipal de Carrancas através de decreto interditou a Cachoeira da Fumaça para banhos, acampamentos, vendas de ambulantes e prática de esportes radicais. Uma placa em frente da cachoeira avisa sobre a interdição mas justifica que é por causa do volume de água. Uma pixação em cima da placa escancara a verdade: "Esgoto da cidade, não entre, poluída!!!"

A placa até tentou esconder a realidade, mas alguém foi lá e escreveu a verdade nua e crua


Descendo um pouco após a Cachoeira da Fumaça está outra queda d´água. Basta descer o barranco e de lá, apesar de não poder entrar na água por estar suja, dá para apreciar a beleza desta cachoeira secundária. Subindo uma trilha pela parte superior da Fumaça também se pode ter outra vista.

Cachoeira formada abaixo da Fumaça


Vista do Ribeirão Carrancas acima da queda d´água da cachoeira


Seguindo um pouco mais a frente pela estrada, depois da área de estacionamento da Cachoeira da Fumaça, está outro ponto de continuação do rio também muito bonito, com pedras, poços e cachoeiras. A partir daquele ponto é possível continuar por trilhas do outro lado do rio para as cachoeiras da Serrinha, Luciano e Véu da Noiva, todas estas limpas para banho. Como a tarde já estava caindo, não me aventurei, mas está na lista da próxima vez que eu voltar lá.

Continuação do Ribeirão Carrancas cortando a paisagem


Casa de marimbondo escondida nas pedras


Laje de pedras impressionante


MEU ROTEIRO
Roteiro completo: CARRANCAS-MG

Próximo: COMPLEXO DA PONTE


Comentários

Postar um comentário

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.