Carrancas-MG: O Complexo da Cachoeira Esmeralda

Paraíso de cor verde no interior de Minas


O Complexo da Esmeralda tem esse nome por concentrar uma série de belezas naturais, poços e cachoeiras, sendo a principal delas a Cachoeira da Esmeralda. Está localizado a 8 Km do centro urbano de Carrancas, segundo pela estrada de terra. Para achar o caminho a partir do centro, basta seguir as placas no sentido da cidade de Luminárias.

Não existe transporte público, sendo necessário ter um carro para chegar no local. Outra opção é o aluguel de quadriciclo na cidade.

Placa sinaliza a entrada do Complexo da Esmeralda


Seguindo em direção à Luminárias pela estrada empoeirada se passa pela entrada do Complexo da Cachoeira Fumaça e, cerca de mais 4 Km depois, se acha facilmente a entrada à direita da Esmeralda, não é preciso guia para isso. A área fica em propriedade particular mas o acesso é livre, não se cobra para entrar, apesar de eu achar que em breve isso vai mudar.
Entrada do Complexo da Esmeralda com os avisos de propriedade particular


Na chegada, existe espaço para estacionamento e um restaurante de comida mineira que vende bebidas e serve pratos típicos na hora do almoço.

Início da trilha em direção à cachoeira


Passagem improvisada de pedestre para entrar na trilha


De longe já se tem uma prévia das cachoeiras, mas esta ainda não é a Esmeralda


TRILHA PARA A CACHOEIRA

Assim como na maioria das cachoeiras de Carrancas, quanto mais cedo de chega mais vazio está. Sem tumulto fica mais fácil obter a paz que o local transmite. A trilha começa subindo pela direita do rio que desce a serra.

Caminho entre pedras e paisagens


No lado direito do rio estão pedras de todas as formas


O contraste entre pedra, vegetação, casas e serra


A trilha segue sempre com a queda do rio estando a esquerda de quem sobe. Se passa pela placa indicando a entrada do Poço Beija-Flor e, mais a frente, pela placa de entrada do Poço Três Irmãos. Neste último deve-se cruzar e passar para o outro lado da margem onde continua a trilha. Caso se mantenha pela direita da subida, vai se deparar cum uma área cheia de pedras exóticas, vale a pena, mas depois terá que voltar para cruzar o rio de qualquer forma.

 Interessante formação de poros nas pedras



Pedras que lembram carrancas talhadas


Poucas pessoas seguem pelas trilhas pelas pedras


Obras de arte feitas pela natureza


Poços de águas cristalinas ao longo do rio


A CACHOEIRA DA ESMERALDA

A cachoeira não possui uma queda alta e espetacular, mas sua beleza vem do poço formado. A cor esverdeada é a grande atração, tendo mais destaque no período de 11h00 às 14h00, depois disso, a vegetação fechada encobre os raios diretos do sol. Se possível visite o local dentro desse horário. Veja abaixo as imagens deste paraíso verde.

A esverdeada cachoeira da Esmeralda


O incrível "efeito esmeralda" com o sol da manhã


Pela manhã as aranhas ficam nas rochas para pegar um sol


Apesar da água fria, entrar nesse cenário é obrigatório


OUTRAS MARAVILHAS DO COMPLEXO

Depois de passar um bom tempo aproveitando o contato com a natureza na atração principal do complexo, retornei pela trilha parando nos poços que eu apenas havia passado pelo caminho. É fácil identificar as entradas de trilha que saem nos melhores pontos.

Trilha de areia branca que segue paralela ao rio


Pedra e água criam a harmonia do ambiente


Assistindo a tranquilidade de camarote


O Poço Três Irmãos é constituído por 3 piscinas naturais divididos com pedras que servem como passagem. Possui uma vista excelente da paisagem em volta do complexo. Havia até famílias com criança pequena se banhando na água rasa.

As pedras separam as piscinas naturais do Poço Três Irmãos


Um lugar aberto e alto para contemplar a paisagem da região


Depois do Poço Três Irmãos, a inclinação aumenta na descida do rio até formar um poço mais discreto, é o Poço Beija-Flôr. A ampla rampa de pedras é a maior atração, criando outro visual característico e único. Apesar de eu ter passado meio dia no Complexo da Esmeralda, este é sem dúvida um lugar de paz para ficar até o pôr do sol se possível.

Descida do rio formando uma queda tranquila de água


O Poço Beija Flor tem uma ampla rampa, quase uma escadaria



A água se espalha na área criando um visual único


MEU ROTEIRO
Roteiro completo: CARRANCAS-MG

Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.