Tudo são flores na EXPOFLORA 2014 em Holambra-SP

O evento comemora o mês de início da primavera no Brasil


Do dia 29 de agosto a 28 de setembro de 2014, será realizada na cidade de Holambra-SP a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Essa grande festa denominada Expoflora já se encontra na sua edição número 33 e é realizada anualmente para dar as boas-vindas à primavera.

 
 Em sua primeira edição, em 1981, o evento atraiu mais de 12 mil pessoas em um único final de semana.

Curiosamente, Holambra é uma antiga colônia holandesa e seu nome é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade mantêm as características, os costumes holandeses e inclusive a culinária, também divulgados durante a Expoflora.

Costumes holandeses presentes nos participantes

Essa pequena cidade com pouco mais de 11 mil habitantes é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do país e responde por cerca de 40% das vendas do setor.

Por isso, os mais de 300 produtores vinculados à Holambra aproveitam a Expoflora para mostrar aos visitantes as novidades em flores e plantas ornamentais, já que o evento é, hoje, a grande vitrine das novidades da floricultura nacional.

Mais de 300 mil turistas visitam o evento a cada ano


A CHUVA DE PÉTALAS 

Inspiradas no desfile de encerramento das atividades diárias do parque da Disney, a Parada das Flores (16h) e a Chuva de Pétalas (16h30) são duas das atrações mais esperadas e divertidas da Expoflora. Para a realização da Chuva de Pétalas são necessários 150 quilos de rosas, o equivalente a 18 mil flores, aproximadamente, por dia.

As pétalas são lançadas ao ar por um equipamento especialmente instalado em uma grande área livre e, nos fins de semana, também em todo o parque por meio de um helicóptero, às 17h30, o que dobra a quantidade diária flores utilizadas.

 Diz a tradição que quem pegar uma pétala ainda no ar tem o seu desejo realizado.


ONDE FICA A EXPOFLORA?

Abaixo estão alguns mapas para ajudar a encontrar a exposição no interior de São Paulo:





 Mais informações no site do evento aqui.


Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.