Panamá: Dicas de compras

Fugindo dos preços brasileiros 





Para fazer compras, a Cidade do Panamá também é um paraíso para os brasileiros acostumados com impostos abusivos implantados pelo nosso governo. Os preços de produtos americanizados, como eletrônicos e roupas, são bem baratos comparados com o Brasil e cerca de 10 a 20 % mais caros que nos EUA. 

 Os Shopping Centers, por si só, já são umas atrações da cidade. Os principais são: 

Metromall – O shopping mais perto do Aeroporto Internacional de Tocumén. Possui caixas ATM, 40 restaurantes e 240 lojas, incluindo grandes marcas como Nike, Polo Rauph Lauren, Tommy Hilfiger, etc. Também possui serviço para guarda de bagagem. Mas esse shopping possui um diferencial para quem está passando pelo aeroporto. Existe um serviço de shuttle totalmente GRÁTIS patrocinado pelo shopping que sai a cada 30 min do aeroporto, todos os dias de 10h00 às 17h00, que leva para o shopping e retorna a cada 1h. Se estiver em trânsito ou esperando seu vôo, você pode passar o tempo nesse shopping. 

Multiplaza – Shopping no centro empresarial da cidade. Gostou no serviço de shuttle grátis do Metromall a partir do aeroporto? Então veja essa: O Multiplaza oferece shuttle também grátis, em que você liga a partir do seu hotel/hostel e te buscam lá (10h, 11h, 12h ou 13h) e levam para o Multiplaza. Mas não é só isso, o serviço ainda te leva, a partir do Multiplaza, para o Metromall (11h30 ou 13h30) e traz de volta ao Multiplaza (14h30 ou 18h00) sempre mantendo a gratuidade. 

Multicentro – Shopping também localizado no centro empresarial, próximo ao Corredor sul. O que esse shopping tem de diferente? É nele que está localizado o Hard Rock Panama. 

Albrook Mall – O maior shopping da cidade, com todas as lojas possíveis de se contrar nos outros shoppings. Os setores do shopping são identificados por nomes de animais e dinossauro. Fica integrado com o Gran Terminal Nacional de Transporte, a rodoviária da cidade.

Shopping Multicentro


Shopping Multiplaza


COLÓN, A ZONA FRANCA DO PANAMÁ

Partindo da Cidade do Panamá, no lado oposto ao continente, está a cidade de Colón onde se localiza a Zona Franca do Panamá, considerada a segunda maior área de livre comércio do mundo, atrás apenas de Hong Kong. A cidade fica na beira do Mar do Caribe e está a 70 Km da capital panamenha. Assim como no Centro de Visitantes de Miraflores, na Cidade do Panamá, também existe um local para visitação ao Canal do Panamá nas eclusas do Lago Gatún.

Se pode chegar em Colón, a partir da Cidade do Panamá de barco pelo canal, de carro pela Autopista Panamá-Colón, de trem (luxuoso) bela ferrovia que beira o canal ou de avião chegando no Aeroporto Regional Enrique Adolfo Gimenéz.

Porém, não vá se empolgando, a cidade de Colón é bem diferente da capital do país, sendo bastante suja e perigosa. Não se recomenda caminhar a pé pela cidade com o risco de ser assaltado. Se você pretende seguir para Colón, prefira alugar um carro ou usar o táxi. Eu não posso afirmar se essas dicas são válidas pois não fui ao local, porém muitos que foram afirmaram a falta de segurança na cidade.


LEIA TAMBÉM:

      A CIDADE DO PANAMÁ  

     DICAS DE TRANSPORTE



Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.