Inicio » , , , , , , » Noruega: Dicas e custos para planejar uma viagem pelo país

Noruega: Dicas e custos para planejar uma viagem pelo país

Informações úteis e dicas exclusivas para ajudar no planejamento dessa aventura


Noruega (Norway) significa "o caminho para o norte" ou o "caminho do norte". Foi uma terra habitada pelos Vikings e pelos deuses nórdicos como Thor, de acordo com a mitologia. Imaginar uma viagem para essa terra distante seria como entrar num conto de fadas medieval, mas é possível concretizar! Porém, deve-se estar ciente de que é um dos países com maior custo de vida do mundo. Aliás, foi a viagem mais cara da minha vida! Para não entrar em falência é importante fazer um bom planejamento porque, apesar de tão caro, também é um dos países mais fantásticos do mundo!


22 DICAS E CURIOSIDADES PARA VIAJAR PELA NORUEGA

1) EMPRESAS AÉREAS: Existem várias empresas aéreas que conectam o mundo à Noruega. O vôo mais barato que encontrei foi através da Norwegian Air que é uma empresa aérea low cost norueguesa que também cobre grandes distâncias. A Norwegian iniciou suas operações no Brasil a partir de 2018. Dica importante: se for viajar na Norwegian, leve comida e água! Eu não sabia que funcionava como low cost também no vôo internacional e fiquei umas 11 horas passando fome e sede 😡. Para pesquisar vôos internos entre as cidades da Noruega, além da Norwegian, existem as empresas SAS e Widerøe.

A bordo do vôo "low cost intercontinental" da Norwegian


2) VISTO E IMIGRAÇÃO: A Noruega faz parte do acordo Schengen, logo, brasileiros não precisam de visto para viajar para a Noruega até 90 dias, apenas de um passaporte válido de 6 meses até a data de saída do país.


3) IDIOMA: Além da língua nativa norueguesa, quase toda a população fala o inglês fluente. Muitos também aprendem alemão, francês ou espanhol na escola, mas o nível de fluência varia.


4) FUSO-HORÁRIO: A Noruega está 5 horas à frente do Brasil (horário de Brasília) nos meses de verão. O horário de verão começa no último domingo do mês de março e termina no último domingo de outubro. Os relógios são adiantados em uma hora no verão.


5) INTERNET: Ter internet móvel na viagem foi essencial, principalmente para se manter localizado e usar o GPS dos aplicativos (usei o Google Maps para estabelecer as rotas). Já saí do Brasil com o chip da Easysim4u com a vantagem de descer do avião já conectado à internet. Assim, eu não fiquei dependendo de wi-fi e nem perdendo tempo tentando encontrar uma loja com um plano adequado, correndo o risco de explicar errado para o vendedor que fala outro idioma e acabar tendo prejuízo. No caso dessa viagem em que eu cheguei pela Suécia, tive a vantagem de usar um só chip de celular e permanecer conectado nos 2 países. Em Lofoten, onde eu aluguei um carro sem GPS, consegui me orientar nas estradas com a rede de dados. A Easysim4u permite conexão de dados ilimitados em mais de 140 países. Para saber mais detalhes sobre a cobertura e os preços, acesse o site https://www.easysim4u.com/.

Internet móvel da Easysim4u me manteve conectado a internet durante a viagem


6) MELHOR ÉPOCA: A Noruega pode ser dois países diferentes dependendo do período do ano em que é visitada. Nos meses de inverno (outubro a abril), a atração principal é a Aurora Boreal. Devido a posição geográfica do país no norte do planeta, as noites são mais longas, o que facilita a visualização do fenômeno. Já nos meses de verão (maio a setembro), o efeito é inverso, a atração principal é o Sol da Meia Noite. Durante um período do mês de julho no norte da Noruega o sol não se põe, ele apenas desce até a linha do horizonte e sobe novamente. Foi nesse último contexto que decidi explorar a Noruega pois a Aurora Boreal pode ser vista em outros países do norte, porém no verão, as trilhas são transitáveis nas montanhas sobre os fiordes e essa topografia e paisagem norueguesa é o que diferencia dos outros países do mundo.

Sol da Meia Noite às 1:30 a.m. em Lofoten, norte da Noruega


Média das temperaturas na Noruega


7) POPULAÇÃO: Descendente dos Vikings, a população da Noruega tem cerca de 5,1 milhões habitantes. Os noruegueses possuem o terceiro maior PIB per capita do mundo e também mantem o primeiro lugar entre todos os países do mundo no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).


8) DINHEIRO: O custo de vida na Noruega é cerca de 30% maior do que nos Estados Unidos e 25% maior do que no Reino Unido. O padrão de vida na Noruega está entre os maiores do mundo, sendo considerado um país caro até para os europeus. A moeda do país é a Coroa Norueguesa (kroner), cujo símbolo internacional é o NOK. Para se converter rápido, de cabeça, basta dividir o valor por 2 que se tem o valor aproximado em real (Ex.: 100 NOK ≅ 50 BRL). Praticamente todos os estabelecimentos e serviços públicos aceitam cartão de crédito.

A menor cédula de Coroas Norueguesas é a nota de 50 (quase R$ 25) 


A maior moeda de Coroas Norueguesas é a de 20 (quase R$ 10)


9) CRENÇA: A crença na mitologia nórdica de Odin, Thor e cia foi lentamente substituída pelo cristianismo nos séculos X e XI. Atualmente, a maioria dos noruegueses são membros da Igreja da Noruega (Protestante, de origem Luterana). Uma curiosidade é a crença norueguesa na existência dos trolls que, de acordo com o folclore escandinavo, são criaturas feias, gigantescas, fedorentas e meio burras. Possuem hábitos noturnos e se escondem nas cavernas e montanhas. Dizem que o contato com a luz do dia os transforma em pedras. A Trolltunga, por exemplo, seria a língua de uma dessas criaturas. Existem vários relatos no passado de avistamento de trolls, inclusive numa imagem que teria sido capturada em dezembro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, pela tripulação de uma aeronave da Real Força Aérea Britânica a pouco menos de 500 km de Bergen. Se é fake ou verdade, deixa que os noruegueses discutam.

Os trolls são muito populares na Noruega


Foto de um troll supostamente registrada em 1942


10) FIORDES: Geologicamente, um fiorde é uma entrada de mar longa e estreita, com lados íngremes ou falésias, normalmente criado por geleiras. Quando a Era Glacial acabou, o mar ocupou o espaço de grandes massas de gelo. Existem fiordes em locais gelados do mundo como o Alasca, a Groelândia e até na Antártida, mas a Noruega é o "país dos fiordes" com cerca de 1.200 fiordes no seu território.

Fiorde de Geiranger, considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO


11) TRILHAS: As principais trilhas do país são bem sinalizadas, usando-se geralmente a marca da letra "T" (trail) nas rochas para indicar o caminho correto. Sendo assim, não há a necessidade de contratar guias ou usar aparelhos GPS para se orientar. Exceção feita durante os meses de inverno quando as trilhas estão cobertas de gelo.

Marcação do "T" vermelho indica o caminho correto das trilhas


12) HOSPEDAGEM: As hospedagens são caras. Dormi no carro na maioria dos dias e me hospedei em lugares estratégicos para descansar e tomar banho. Minhas hospedagens foram no Eliassen Rorbuer em Hamnøy (Lofoten), para descansar da viagem de ida; no Leite Gård perto da Atlantic Ocean Road; no Hauane Bed & Breakfast em Lysebotn, para me preparar para a trilha de Kjerag; e no Trolltunga Studios, em Odda, para me preparar para a trilha de Trolltunga. Na Noruega é legalizado o free camping, ou seja, é autorizado acampar ou parar o carro durante uma noite em qualquer lugar do campo, florestas ou montanhas, contanto que você mantenha pelo menos 150 metros de distância da casa habitada mais próxima. Essa regra só não vale para áreas privadas cercadas.


13) CITY PASS: Nas grandes cidades como Oslo e Bergen existem passes de turismo que dão acesso livre a todo o sistema de transporte público, museus e algumas das principais atrações. Na capital do país é possível adquirir o Oslo Pass que inclui entrada ilimitada na maioria dos museus, no esqui de Holmenkollen, viagens gratuitas nos transportes públicos de Oslo e descontos limitados em alguns restaurantes e outras atrações (exceto no Palácio Real). Na segunda maior cidade do país essas vantagens estão no Bergen Card. Lembrando que esse tipo de "city pass" só vale a pena para quem pretende frequentar um grande número de museus e usar com frequência o transporte público na mesma cidade, o que não foi o meu caso.


14) SEGURANÇA: Não, os trolls não causam riscos à população. A Noruega é um dos países mais seguros do mundo se considerada a violência urbana. O perigo mesmo são as estradas estreitas e sinuosas. Para quem vai trilhar, também deve ter cuidado com os abismos na beira dos fiordes.


15) ESTRADAS: Sim, as estradas são estreitas e sinuosas. Em muitos trechos só dá para passar um carro por vez. Existem recuos para que o carro mais próximo pare e espere a passagem do outro. Estes recuos são avisados através de placas azuis com a letra M que significam "Lugar de passagem" (Møteplass, em norueguês), usadas freqüentemente em longos trechos de estradas de pista única. Devido ao relevo montanhoso dos fiordes, as estradas também passam pelo interior de vários túneis, por isso é importante deixar a iluminação do carro no modo automático. Apesar dessas dificuldades, dirigir na Noruega é tranquilo pois as estradas não costumam ser movimentadas e quase todas são bem asfaltadas e sinalizadas. O limite de velocidade normalmente é de 80 km/h no campo e nas auto-estradas (a menos que indicado de outra forma) e 50 km/h em áreas urbanas. Os pedágios são automatizados, sendo a placa fotografada com o carro em movimento e a cobrança chega pelo correio (no caso de carro alugado, geralmente a locadora debita o valor no cartão). Para quem planeja fazer uma road trip pelo país, confira quais são as rotas cênicas oficiais da Noruega.

A Trollstigen é um exemplo de estrada norueguesa


Placa que significa "Lugar de Passagem" usada em trechos de pista única


16) COMBUSTÍVEL: O preço da gasolina variou entre 15 e 17 NOK/litro em julho de 2019. Os postos de combustível são self-service, ou seja, o próprio motorista abastece na bomba. Alguns postos também possuem mangueiras com esfregões de graça para o motorista lavar seu próprio carro. O pagamento varia, podendo ser no interior da loja de conveniência (a maioria dos postos possui uma) ou pago diretamente na bomba através do cartão de crédito.

Tela e contador da bomba de gasolina


17) BALSAS: As balsas ou ferries são parte integrante da rotina nas estradas do país devido às características naturais de sua topografia. Os preços e horários variam de acordo com a duração da travessia e a quantidade de tráfego. As reservas geralmente não são necessárias, basta seguir até o cais da balsa e esperar na fila até os funcionários orientarem a entrada. Já dentro dos ferries, os funcionários passam cobrando e o pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão. Nas estradas principais, normalmente não precisa se preocupar com horários, pois há saídas frequentes, normalmente a cada 20 ou 30 min. Porém, a maioria das balsas não funciona depois da meia noite, ou correm apenas a cada duas horas. Para checar trechos onde é recomendável a reserva, pesquise no site https://billetter.kolumbus.no.

Os carros aguardam a entrada no ferry nas faixas marcadas no chão do pier


Com o carro no interior do ferry, os passageiro pode desembarcar e curtir a paisagem, WC e lanchonetes a bordo


18) DRONES: Os drones são permitidos na maioria dos lugares, porém mantendo a regra de distância de 150 metros afastados de pessoas, casas ou estradas. Também são proibidos em atrações turísticas de grande concentração de pessoas como Preikestolen, Kjerag e Trolltunga. Mais detalhes sobre as normas de drone do país no site da Civil Aviation Authority.

Preparando o drone para voar em Lysebotn


19) TOMADAS: A Noruega usa o europlug (Tipo C e F), que possui duas pontas arredondadas. Normalmente a voltagem é 220V, padrão na Escandinávia. Não precisa de adaptador para os antigos plugs brasileiros de dois pinos redondos. Veja abaixo modelo de tomada mais encontrada:

Modelo de plug de tomada na Noruega


20) ÁGUA

A água da torneira da Noruega está entre as mais limpas do mundo e não é necessário comprar água engarrafada. Atualmente, o cloreto é adicionado à água da torneira.

Torneira com água potável no estacionamento de Preikestolen


21) BEBIDA ALCOÓLICA: A regra geral é que a idade mínima para a compra de vinho ou cerveja na Noruega é 18 anos. Para destilados, a idade mínima é 20 anos. Cerveja pode ser encontrada na maioria das lojas, porém apenas antes das 20:00 nos dias de semana ou 18:00 aos sábados. 


22) ALIMENTAÇÃO: Com o custo de vida alto da Noruega, se alimentar bem sem pagar caro é missão quase impossível. Um sanduíche de baguete no aeroporto chega a R$ 40! A dica no aeroporto é comer no Burger King em que um cheeseburger pequeno sai por R$ 10. O prato de comida mais barato que eu vi em um restaurante no país custava R$ 70. A maneira de economizar é fazer compras no mercado. Existem comidas enlatadas bem servidas que custam de R$ 12 a R$ 20. Como eu não tenho frescura para aquecer comida, almocei diariamente um enlatado de macarrão com almondegas e salsicha. A cartela com 12 ovos sai por R$ 20 (é a proteína mais barata). Para o café da manhã comprei um pacotão de biscoito de fibras que rende bastante por R$ 5 e um creme de queijo com cálcio e proteína por R$ 13. Existe uma rede grande de supermercados chamada REMA 1000 onde os produtos são mais baratos.

Variedade de enlatados no mercado para garantir a economia na alimentação 


Enlatado de espagueti para 3 pessoas (R$ 12) foi meu almoço diário


Berries foram a sobremesa e o lanche dos intervalos 


Creme de presunto e queijo com biscoito de fibras 


Preços no supermercado da rede REMA 1000


CUSTOS (julho 2019)

Segue a minha lista de gastos na ordem dos acontecimentos. Dica: os custos de aluguel de carro, estacionamento, ferry e gasolina podem ser divididos com mais pessoas durante a viagem e assim reduzir os gastos.

- Vôo Brasil x Noruega (ida e volta pela E-Dreams/Norwegian) - R$ 3.676,23
- IOF da compra online do Vôo Brasil x Noruega - R$ 234,54‬
- Airport bus Flygbussarna - 198 SEK online
- First Hotel - 310 SEK online
- Museu do Vasa - 150 SEK
- Burger King (café da manhã) - 42 NOK
- Burger King (jantar) - 38 NOK
- Vôo Estocolmo x Evenes (Lofoten) - R$ 657 online
- Carro alugado SIXT Evenes (2 diárias) - 420.19 USD online
- Mercado 1 - 122 NOK
- Estacionamento Ryten Hike - 50 NOK
- Estacionamento Uttakleiv Beach - 50 NOK
- Gasolina 1 (Evenes) - 560 NOK
- Vôo Evenes x Molde - R$ 661 online
- Carro alugado SIXT Molde (2 diárias) - 175.13 USD online
- Ferry 1 (Molde x Vestnes) - 211 NOK
- Mercado 2 - 100 NOK
- Ferry 2 (Linge x Eidsdal) - 119 NOK
- Ferry 3 (Eidsdal x Linge) - 119 NOK
- Ferry 4 (Åfarnes x Sølsnes) - 150 NOK
- Gasolina 2 (Molde) - 374,69 NOK
- Vôo Molde x Bergen - 81,62 EUR online
- Carro alugado SIXT Bergen (4 diárias) - 383.64 USD online
- Ferry 5 (Bergen x E39) - 311 NOK
- Ferry 6 (Mortavika x Arsvågen) - 240 NOK
- Mercado 3 - 199 NOK
- Ferry 7 (Stavanger x Tau) - 249 NOK
- Ferry 8 (Forsand x Lysebotn) - 410 NOK online
- Estacionamento Kjerag - 300 NOK
- Ferry 9 (Lysebotn x Songesand) -  R$ 90,47 online
- Ferry 10 (Nesvik x Hjelmeland) - 119 NOK
- Estacionamento P3 Trolltunga - 600 NOK
- Gasolina 3 (Bergen) - 600 NOK
- Light Rail Bergen - 38 NOK
- McDonalds - 38 NOK
- Trem Bergen x Oslo - 465 NOK
- Saga Hotel Oslo Central (2 diárias com café da manhã) - 810 NOK
- Ferry para Bygdøy - 50 NOK
- Museu Kon-Tiki - 120 NOK
- Museu do Barco Viking - 100 NOK
- Burger King - 42 NOK
- Trem regional para o aeroporto - 105 NOK

OBS: SEK = Coroa Sueca / NOK = Coroa Norueguesa / USD = Dólar Americano / EUR = Euro


ROTEIRO

Clique aqui em ROTEIRO COMPLETO para visualizar o roteiro executado e ter acesso aos links de relatos do dia-a-dia da minha viagem de norte a sul pela Noruega.


MEU ROTEIRO

Roteiro completo: MISSÃO NORUEGA

Próximo: ESTOCOLMO (Suécia)



Siga A Mochila e o Mundo:





Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Proxima Página inicial

Reservas na Asia

trazy.com

Promoção! Reserve aqui

Booking.com

Se inscreva no canal

Clique aqui para seguir no

Pesquise o seu destino aqui

Booking.com

Leia Também

Viagens pelo Mundo

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan tem 37 anos, é carioca, mochileiro, torcedor do Botafogo, historiador e arqueólogo amador. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.

Total de visualizações