EUA: Devil´s Bridge, a ponte do diabo no Arizona

Um lugar de tirar o fôlego e que testa a coragem dos trilheiros


Uma trilha pouco visitada pelos brasileiros mas bem popular entre os americanos é a Devil´s Bridge (ponte do diabo) localizada no estado do Arizona, a 450 km de Las Vegas. Não é preciso contratar guias e nem ser um grande trilheiro para chegar até lá. A imagem no alto dessa ponte natural é chocante, mas vale muito a pena ver de perto essa maravilha da natureza. 


COMO CHEGAR?

Na noite anterior, pernoitei dentro do carro na Nb Rest Area, uma área de parada de caminhoneiros para descanso com estrutura de banheiro e bebedouros. Pela manhã continuei viagem em direção a Sedona, pequena cidade do Arizona, que fica a 27 km dali. Durante toda a road trip usei o App Google Maps do smartphone com o GPS da rede de dados do Easysim4u para me orientar. 

A Nb Rest Area é uma das áreas de descanso existentes nas highways americanas


SEDONA

Sedona foi uma cidade que me surpreendeu, tendo estilo próprio e respirando o clima de natureza e atividades outdoor. É cercada pelas chamadas Red Rocks que criam um cenário único, com várias formas. A cidade é conhecida nos EUA como um excelente lugar para experimentar a contracultura americana da "nova era". Se eu pudesse, passaria mais tempo explorando os arredores da cidade, mas como meu roteiro era rígido, segui para o local do objetivo.

Sedona é uma cidade que contrasta com as montanhas avermelhadas


Até o Burger King segue o estilo de arquitetura inspirada nas construções indígenas


A cidade possui ciclovias e incentiva a prática de atividade outdoor


A erosão e o vento criaram várias formas diferentes nas rochas


TRILHA PARA DEVIL´S BRIDGE

O início da trilha para Devil´s Bridge fica a 10 km do centro de Sedona, no local chamado Dry Creek Vista. Veja o itinerário aqui no Google Maps. O local, apesar de isolado, possui excelente infraestrutura com estacionamento e banheiro químico com papel higiênico. Tudo muito limpo e organizado, e o melhor, tudo de graça! Não são cobradas taxas para estacionar ou para ter acesso às trilhas.

Banheiros químicos no estacionamento de início da trilha


No estacionamento há um quadro de avisos com mapa fixado que explica o itinerário das trilhas. São 3 níveis diferentes de dificuldade dependendo da rota. A trilha mais comum e rápida é a que segue do estacionamento até a Devil´s Bridge com 3,7 km de distância (só ida) e que dura em média 50 min. Basta seguir caminhando a pé pela estrada de terra, não tem como se perder, até chegar em uma placa de madeira, à direita da estrada, que indica a direção da trilha. Para quem tem veículo 4x4 é possível chegar até ali de carro. Veja o itinerário a pé da trilha aqui no Google Maps.

Um mapa no estacionamento explica as 3 rotas possíveis


Recomenda-se levar no mínimo 1 galão (3,7 litros) de água por pessoa por causa do calor


O caminho começa pela estrada de terra que só é acessível com veículo 4x4


Placa à direita da estrada de terra indica o início da trilha


Para quem vai de veículo 4x4 é possível estacionar no início da trilha


Da placa na estrada até chegar na Devil´s Bridge são apenas 1,2 km de caminhada em subida não tão pesada, ficando mais íngreme no final, passando pela vegetação rústica e por belos cenários de rochas vermelhas. Comecei a trilha bem cedo para evitar o calor que deve fazer ali próximo do meio dia.

Alguns degraus auxiliam a subida e também servem de banco para descanso


As rochas criam cenários cinematográficos pelo caminho


DEVIL´S BRIDGE

Devils Bridge é o maior arco de arenito natural da Floresta Nacional de Coconino, em Sedona. A sua imagem é assustadora, dando a impressão de que a qualquer momento a ponte vai desmoronar. A vista porém é sensacional, com as elevações de rocha vermelha ao fundo contrastando com a mata verde. Uma trilha que não precisa ser trilheiro profissional para fazer, inclusive, eu encontrei um casal de velhinhos concluindo a trilha juntos. É proibido voar drone no local pois fica perto de área de aeroporto.

A assustadora Devil´s Bridge


Tem coragem?


DEVIL´S KITCHEN

Depois de cumprir a missão na Devil´s Bridge, retornei para Sedona e fui explorar outro local emblemático da cidade: a Devil´s Kitchen. São formações rochosas interessantes cujo mirante fica no início da trilha chamada Soldiers Pass Trail. O problema é que o início dessa trilha está localizada em um condomínio particular e é proibido estacionar lá dentro. Seria necessário estacionar na cidade e pegar outra trilha, porém meu tempo era curto e eu apenas fotografei de longe. Meu próximo destino seria o último: Las Vegaaaas!

Devil´s Kitchen visto do condomínio particular em Sedona


MEU ROTEIRO

Anterior: GRAND CANYON

Roteiro completo: MISSÃO OESTE AMERICANO

Próximo: LAS VEGAS


Siga A Mochila e o Mundo:



Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.