Carrancas-MG: Complexo do Coração

Uma obra de arte da mãe natureza

Uma atração natural que dá show está no Complexo do Coração, ou Complexo da Toca como também é conhecido. Fica apenas a 3 Km do centro urbano, ou seja, dá para ir a pé se for necessário, bastando seguir em direção de Itutinga e virar à esquerda depois da ponte sobre o Rio Carrancas. Como as atrações estão em propriedade particular, é necessário pagar R$ 5 por pessoa pelo acesso.

Entrada do Complexo do Coração

Ao entrar no terreno e seguir em frente, é fácil identificar a primeira queda d'água no caminho à direita. Muita gente confunde e acha que aquela é a grande atração do complexo, mas ela não chega nem perto das atrações que estão escondidas na mata.

A trilha segue para a direita até a primeira cachoeira

A primeira cachoeira e seu poço natural

Para encontrar a verdadeira surpresa do lugar, é necessário caminhar pelas trilhas da margem subindo o rio. Para chegar no objetivo tem que se enfrentar a lama preta que dificulta a caminhada. A dica é seguir a trilha passando pela cerca à direita e caminhar pela trilha mais distante do rio para não sair atolado e sujo. Cerca de 800 metros dali está a Cachoeira do Coração.

A lama preta que é uma armadilha nas trilhas deste complexo

A CACHOEIRA EM FORMA DE CORAÇÃO

A cachoeira que dá nome ao complexo foi modelada pelas águas transparentes e ficou parecida com um buraco em forma de coração. Depois da queda se formam várias piscinas naturais que cria uma paisagem espetacular. Ainda neste local, uma das atrações a rocha que permite atravessar por uma fenda, por debaixo da água, e sair em outro ponto do poço.

Cachoeira no formato de coração

Da cachoeira se formas vários poços paradisíacos

É só escolher uma piscina e aproveitar

Entrando novamente na trilha seguindo um pouco mais rio acima se chega numa ponte natural de pedra que parece que foi colocada lá de propósito. Da ponte já se pode visualizar uma das mais bonitas atrações do complexo: o Poço do Coração.

Acima da Cachoeira do Coração está uma ponte natural pedra

Parece que esta pedra foi colocada intencionalmente

POÇO DO CORAÇÃO

Localizado um pouco acima da cachoeira, dizem que este é o autêntico SPA de Carrancas. Com uma piscina natural de águas cristalinas e que tem um efeito de cores paradisíacas sob a luz do sol, não tem como negar que é um lugar especial. Há grande possibilidade de, ao seguir pela trilha, se chegar direto no Poço do Coração, estando a cachoeira no formato do mesmo mais abaixo.

Alguém nega que este é um SPA natural?

O resultado da incidência de luz do sol nas águas é incrível

Mesmo com água fria, o banho no poço é relaxante

Na minha opinião, foi o lugar que mais deu vontade de não sair mais de lá. Veja abaixo as fotos deste local e responda se você ia querer ir embora. É, mas como tudo que é bom dura pouco, a aventura tinha que continuar e esta foi minha despedida de Carrancas. Nada mal!

Não, a foto não tem filtro nem efeitos de edição

Parece que a natureza projetou este lugar

Uma verdadeira banheira de hidromassagem natural