Carrancas-MG: A cidade cercada de natureza

Um refúgio de paz ainda longe do turismo de massas


No interior do Estado, bem perto da Região do Sul de Minas em que fica localizada a mágica cidade de SãoThomé das Letras e também da região que já foi rica em ouro de São João del Rei e Tiradentes, está localizada o pacífico município de Carrancas. Para saber como chegar lá, dê uma lida no post Como Planejar a Viagem à Carrancas? 


Subida da Serra das Carrancas


A CIDADE DAS CARRANCAS

O nome do lugar surgiu durante as escavações feitas por garimpeiros na serra onde foram associadas duas grandes rochas lá existentes, que formavam, para quem as via de longe, fisionomias semelhantes às de duas caras feias, por isso o nome de Carrancas. De lá para cá, muitos outros nomes surgiram, como, Nossa Senhora da Conceição das Carrancas, Carrancas de baixo, Carrancas de Cá e finalmente Carrancas. 

Carrancas estão espalhadas pela cidade


Apesar da corrida do ouro, no município não foi encontrada nenhuma quantidade significativa, ao contrário da região bem próxima onde hoje estão localizados os municípios de São João del Rei, Tiradentes e Lavras. Em Carrancas, porém, possui uma riqueza maior que é a paz e tranquilidade de suas paisagens e de suas cachoeiras.

Placa na entrada da cidade


INFORMAÇÕES DA PEQUENA CIDADE

O centro urbano de Carrancas possui cerca de 2 mil habitante e possui aquela lentidão da vida do interior de Minas. Tudo parece acontecer devagar neste lugar. Foi eleita em 2008 pela Revista Encontro de Belo Horizonte, a 4ª (quarta) Maravilha de Minas Gerais. Atualmente vem sendo utilizada pela Rede Globo como cenário para várias novelas da emissora, exemplos: Alma Gêmea (2004), Paraíso (2009), Amor Eterno Amor (2012) e Império (2014). 

O amanhecer no centro urbano 


No meu segundo dia em Carrancas, acordei cedo para ver o nascer do sol. As nuvens no céu atrapalharam o show do sol, mas nesse momento eu vi algo que chamou minha atenção: uma luz estranha brilhando no céu. O sul de Minas é famoso pela grande quantidade de avistamento de OVNIs, até mesmo pelo caso Varginha, então eu comecei a prestar bem a atenção na pequena luz. A luz piscava e se locomovia irregularmente pelo céu, com certeza não era avião, de repente desapareceu. 

Quem consegue ver o OVNI nesta foto?


No centro da cidade, próximo à praça central, está distribuído o comércio com restaurantes, mercados e lojas de artesanato. Na rua Padre Toledo Taques que é paralela à praça, onde está localizada a prefeitura, existe também uma agência do Banco do Brasil.

Calçadão próximo da praça, com restaurantes e local coberto para os idosos jogarem cartas com os amigos


Rua da Prefeitura


Bonecos da loja de artesanato A Arca, ao lado do Banco do Brasil


A cidade é pequena e tudo se concentra a redor de sua tradicional praça, chamada Manoel Moreira, com direito a igreja, coreto e bancos para sentar e ver o tempo passar com lentidão. Entre a igreja e o coreto existe uma árvore de Pau Brasil plantada no ano de 2000 em homenagem aos 500 de descobrimento.

Coreto da praça de Carrancas


Árvore de pau brasil plantada no ano de 2000


NOITE EM CARRANCAS

A igreja matriz foi construída em 1720. O seu interior possui pinturas de Mestre Joaquim José da Natividade, discípulo de Aleijadinho. Com sua iluminação, a igreja se destaca a noite mesmo observada de longe.

Igreja iluminada na missa de Corpus Christi


O interior da igreja foi trabalhado por Joaquim da Natividade


Como cheguei na cidade em pleno feriado de Corpus Christi pude presencias os festejos, incluindo os tapetes nas ruas da cidade. A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos no Brasil. 

Marco piramidal em frente à igreja no estilo de um obelisco egípcio 


Tapetes coloridos feitos com flores, folhas e serragem 


O céu é tão limpo que dá para ver até as crateras da lua com a câmera


COMES E BEBES

Carrancas possui a típica comida mineira, sendo comum encontrar restaurantes que servem o prato a R$ 23, podendo repetir quantas vezes quiser. Um desses lugares que comi é o Bar-Restaurante Recanto na rua de entrada da cidade, já próximo à praça. Para quem prefere fast-food, ao lado tem a lanchonete Will´s Burguer, com seu logotipo parodiando o McDonalds.

Will´s Burguer e o Bar Restaurante Recanto


A comanda do Restaurante Recanto informa a existência de "Uai Fai"!!!


Will´s Burguer


A opção recomendada para os amantes de pizza como eu é a Pizzaria do Betão, que aliás faz delivery. Fica na Rua 8 de dezembro, 126, e o telefone para pedidos é (35) 3327-1307. Os valores da pizza grande variam em torno de R$ 30 e dá para fazer a mistura de sabores. Comi uma com metade de frango com catupiry e milho e outra metade de marguerita com calabresa. Uma coisa interessante na pizzaria é um quadro com bilhetes de vários fregueses que já passaram por lá.

Pizzaria do Betão abre a partir das 18h00


AS MELHORES ATRAÇÕES

Mas as principais atrações de Carrancas com certeza não estão no centro urbano e sim nas proximidades de suas cachoeiras, esses lugares são chamados de complexos. São cerca de 70 cachoeiras em todo o município. Os principais são os complexos da Esmeralda, da Fumaça, da Zilda, do Coração e da ponte. Abaixo está um pequeno mapa da Pousada Além das Formas, na qual eu fiquei hospedado e explico melhor no próximo post.

Mapa das atrações naturais de Carrancas


Para mais informações sobre Carrancas, acesse o site oficial aqui.


MEU ROTEIRO

Anterior: COMO PLANEJAR A VIAGEM?

Roteiro completo: CARRANCAS-MG

Próximo: GRUTA ALÉM DAS FORMAS


Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.