Inicio » » Veículos de países do Mercosul terão placa unificada

Veículos de países do Mercosul terão placa unificada

Emplacamento de carros de passeio começa em 2018



Uma notícia importante aos que viajam de carro pela América do Sul: Em 2016 começa a padronização no âmbito do Mercosul das placas de caminhões e ônibus e, em 2018, essa "Placa Mercosul" chega nos carros de passeio. Até agora, é o que está decido após da sexta reunião de representantes do Mercosul, realizada em Buenos Aires, para definir este assunto.




O foco desta última reunião teve como principal objetivo discutir o modelo da placa única. Apesar de o design ainda não estar decidido, deve seguir um padrão parecido com o modelo europeu (já padronizado desde 1998) e apresentar as seguintes características:

1) Mais larga que a atual

2) Mais letras, possibilitando mais combinações

3) QR Code entre as letras e os números

4) Bandeira do país, sigla da cidade, do Estado e do país, todos na lateral esquerda

As cores e a fonte das letras das placas, a princípio, continuariam seguindo os padrões atuais de cada um dos países, isso para a facilidade da identificação visual. A numeração também continuará controlada pela autoridade de trânsito de cada país membro.


Placas da França e Alemanha no modelo da União Européia


Os carros produzidos a partir de 2018 também já serão comprados com a nova placa.

A principal justificativa para a unificação das placas é facilitar o controle das autoridades de trânsito, com isso, espera-se facilitar também o deslocamento de veículos entre os países do bloco do Mercosul, composto por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. 

Em nota, o Itamaraty diz ainda que a unificação das placas terá um “caráter simbólico”, em “razão da importância do transporte rodoviário em todos os países do bloco”.






Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Proxima Página inicial

Reservas na Asia

trazy.com

Promoção! Reserve aqui

Booking.com

Se inscreva no canal

Clique aqui para seguir no

Pesquise o seu destino aqui

Booking.com

Leia Também

Notícias de Viagens

Viagens pelo Mundo

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan tem 35 anos, é carioca, mochileiro, torcedor do Botafogo, historiador e arqueólogo amador. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.

Total de visualizações