Pompéia cada vez mais em ruínas

Itália discute o motivo da destruição recente de áreas arqueológicas





Em março deste ano foi convocada um reunião de emergência pelo governo italiano para discutir a preservação da antiga cidade romana de Pompéia. A medida veio depois de novos danos causados naquele mês.

O ministro da Cultura italiano
Dario Franceschini enfrenta um grande desafio: descobrir como salvar um dos sítios arqueológicos mais preciosos do mundo.

 Ruínas de Pompéia com o tempo bom

Ele convocou funcionários de Pompéia para a reunião em Roma, para obter informações sobre o estado do sítio, e do motivo o qual a parede de um túmulo, e parte de um arco do Templo de Vênus caíram depois de dias de uma chuva forte.

Ouça a reportagem aqui.
 Parte do sítio arqueológico desaba com as chuvas

Esta não é a primeira vez que o sítio sofreu danos. Houve um clamor internacional em 2010, após uma série de colapsos de parede em Pompéia. A antiga cidade foi completamente enterrada em cinzas em 79 d.C., após uma erupção vulcânica, e redescoberta no século 18.

Os críticos dizem que, tendo sobrevivido por dois milênios, uma das atrações mais populares da Itália agora está sendo negligenciada.

Fonte: BBC 

Início das obras de restauração

Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.