POTOSÍ

Aquela que já foi a cidade mais rica do mundo



Esta cidade, mesmo sendo desconhecida nos livros de história brasileiros, já teve papel importante na história mundial. Chegou a ser a cidade mais rica do mundo com a exploração das minas de Cerro Rico pelos espanhóis, anos apos o descobrimento da América. Foi nessa cidade que se iniciou a produção em massa de moedas que, tempos depois se popularizariam, criando o "dinheiro" como é até hoje.

A cidade também é uma das mais altas do mundo, com 4100 metros, e já dá pra sentir o efeito da altitude com pequenas dores de cabeça e cansaço ao subir ladeiras... 



CHEGADA EM POTOSÍ 

Cheguei em Potosí à noite e pernoitei no famoso Hostel La Casona em que tem de tudo (câmbio de dinheiro, vende passagens para outras cidades, tours, etc). Comprei a passagem para Uyuni no próprio hostel (39 Bs) e o passeio para o Cerro Rico (70 Bs).
 




VISITA AO CERRO RICO

O grupo do tour tinha a presença de um casal chileno e um italiano. Saímos pela manhã e passamos por uma feira onde os mineiros fazem suas compras: Folhas de coca, álcool, refri, etc... até dinamite se encontra vendendo com facilidade.... E, como parte da tradição, os turistas são "convidados" pelo guia a comprar um regalos para presentear os mineiros. Nada além de um kit coca-alcool-suco e uma máscara de rosto (22 Bol).







Depois de horas conhecendo as minas, com cheiro forte de arsênico, voltei para Potosí com dor de cabeça, sem saber se era pelo cheiro forte ou pela altitude.


















Tentei almoçar no Restaurante Giratório Pari Orcko, indo de táxi, mas ele estava fechado. Comi no centro e fui conhecer a Casa Nacional de Moneda, museu com diversas salas, muito organizado, com visitas guiadas, mas caro para o padrão boliviano (40 Bs + 20 Bs para fotografar). 



PARTIDA PARA UYUNI 

No final da tarde parti para Uyuni, umas 5 hrs de viagem. Eu estava prestes a explorar um dos locais mais exóticos do planeta. 


GASTOS DO DIA 

Passeio nas minas – 70 Bs
Presentes para os mineiros – 22 Bs
Almoço – 30 Bs
Casa de La Moneda – 40 Bs
Táxi para terminal – 10 Bs
Passagem para Uyuni – 39 Bs


MEU ROTEIRO

Anterior: SUCRE

Roteiro completo: MISSÃO BOLÍVIA

Próximo: UYUNI (primeiro dia)

Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.