Cidades Históricas de MG: Mariana

A primeira capital mineira


No último dia de missões, o plano era acordar cedo para aproveitar cada segundo e voltar cedo para o Rio de janeiro. Demorei um pouco abastecendo meu estômago no café da manhã da Pousada São Luis, em Ouro Preto, mas depois de alguns minutos na estrada, eu já chegava na cidade que conserva o título de primeira capital de Minas Geral.

Muita subida na estrada no caminho de Mariana que dista 22 Km de Ouro Preto


De longe a cidade surge entre montanhas


A PRIMEIRA CAPITAL DE MG

 Na verdade, Mariana foi a primeira vila, cidade e capital da então Capitania de Minas e conseguiu essa chamada “progressão” devido a disputa entre as vilas de que aquela que arrecadasse mais ouro seria elevada ao status de cidade. Seu nome é homenagem do Rei Dom João V a Dona Maria Ana de Áustria.

A estação de trem de Mariana oferece passeio de trem até Ouro Preto


Mariana é uma cidade fácil para visitar o Centro Histórico. Possui duas ruas principais que são paralelas e perpendiculares à Rua Direita. Muito complexo? Na prática nem tanto. Ao entrar na cidade, você vai seguir direto até a primeira ponte, nesta vai entrar na subida à direita e sair na.... Rua Direita! A partir daqui se pode virar a direita novamente para subir o bairro histórico ou virar a esquerda para seguir em direção à estação ferroviária. Também na rua Direita existe um ponto de informações turísticas onde se pode obter um mapa.

O entorno do centro histórico não passa de uma cidade normal de interior


Olha o nome dessa loja, coisa de louco!


PRAÇA MINAS GERAIS

Segui de carro até depois da estação ferroviária para escapar do estacionamento pago e dos flanelinhas regionais. É tudo muito perto, logo eu estava subindo a Rua Dom Silvério chegando no local que eu considerei o mais bonito: a Praça Minas Gerais onde podem ser apreciadas as Igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Carmo, num ângulo de 90 graus, e em frente a antiga Casa da Câmara.

Praça rodeada de monumentos históricos que é o cartão postal da cidade


Nas correntes do passado


Como em outras cidades históricas de MG, as obras de Aleijadinho chamam a atenção


O roteiro em Mariana é simples: subir pela Rua Dom Silvério até a Igreja de São Pedro dos Clérigos e depois descer pela Rua Dom Viçoso, passando pelo Seminário São José e pela Capela Nossa Senhora da Boa Morte até a Praça Claudio Manoel (Praça da Sé).

Na subida da Rua Dom Silvério, mais arte na arquitetura


Prédios históricos bem cuidados e preservados: coisa rara no Brasil


Detalhe da fachada


Na subida da rua, o chafariz de São José se mantém discreto na arquitetura antiga


Pelo caminho se vêem capelas bem antigas


A Igreja foi construída pela Irmandade de São Pedro dos Clérigos, composta de padres seculares. O templo foi fundado em 1731. O seu formato é extremamente raro no Brasil, mas faz a construção se destacar.

Igreja de São Pedro dos Clérigos, com sua arquitetura belíssima


Predomina o estilo barroco


Da Igreja de São Pedro dos Clérigos se pode ter um excelente mirante da cidade


Ruas tranquilas e antigas do centro histórico de Mariana


Na parte alta da Rua Dom Viçoso está o Seminário São José escondido pela sua entrada com jeito de abandonada. Destaque para o estilo neoclássico e a arte em azulejo.

Entrada do Seminário de São José


Apesar de escondido, o jardim do seminário é um bonito local para se visitar


Pintura em azuleijo diferente das demais artes vistas nas cidades históricas


Praça Dr. Gomes Freire na Rua Dom Viçoso


Capela Nossa Senhora da Boa Morte na chuva de Mariana


Na Rua Direita é onde se encontram as casas mais antigas da cidade, com sua arquitetura conservada. A Catedral da Sé, uma das maiores igrejas da cidade está localizada na Praça da Sé, a praça principal da cidade, e é também um ponto turístico movimentado de lojinhas.

Papai Noel folgado na Praça da Sé


Placa de "proibido virar a direita" na Rua Direita... o que?


Para mais informações, acesse o site de Mariana. Para ver o mapa da cidade clique aqui.


MEU ROTEIRO

Anterior: OURO PRETO

Roteiro completo: CIDADES HISTÓRICAS DE MG

Próximo: CONGONHAS


Comentários

Postar um comentário

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.