8 razões para viver (e não viver) no paraíso que busca por moradores

Cidade no interior da Patagônia Chilena oferece terrenos para voluntários colonizá-la



Uma notícia está fazendo muita gente sonhar: a pequena cidade de Timaukel, situada na Patagônia chilena, divulgou que procura 145 famílias dispostas a viver lá. A ideia é colonizar o local que conta apenas com 25 pessoas, uma pequena escola, uma delegacia, um aeroporto e uma estrada de terra (em bom estado!). O projeto visa revitalizar uma região que tem uma das menores taxas de crescimento populacional de todo o país. 

Timaukel fica a 2.700 Km de Santiago, no setor de Pampa Guanaco, a cerca de 150 Km de Porvenir, a capital da Terra do Fogo, e a 450 Km abaixo de Punta Arenas, numa região com fauna de guanacos e ovelhas.

Os escolhidos terão terrenos de 450 metros quadrados para construir suas casas de madeira que deverão ser feitas em estilo harmonioso. As condições para o projeto ainda não foram conversadas, mas, segundo o prefeito, os novos moradores terão que investir em estabelecimentos de turismo, comércio e serviços para garantir um futuro sustentável para a cidade.



COMO TOMAR ESSA DECISÃO?

Primeiramente, essa notícia não é fake e posse ser comprovada no site da Municipalidad de Timaukel. Para ajudar você na difícil decisão de largar tudo e partir para viver na Patagônia, o Blog A Mochila e o Mundo coloca os seguintes pontos e questões a se considerar:


8 Pontos Positivos:

1) Lá é realmente um paraíso? Quem conhece a Patagônia sabe que sim;

2) Existe um aeroporto próximo;

3) Viver com a família e criar os filhos num lugar sem crimes e violência, bem longe das cidades grandes;

4) Viver em um local de natureza quase intocada e sem danos ao meio ambiente;

5) Investimento financeiro e oportunidade de emprego em uma cidade que busca a valorização através do turismo;

6) Verão de temperaturas agradáveis. Nunca mais depender de ar condicionado ou ficar suando com altas temperaturas;

7) Oportunidade de viver no exterior sem ficar muito longe do Brasil;

8) Fica perto de Ushuaia, na Patagônia Argentina;


8 Pontos Negativos:

1) Os moradores da Terra do Fogo terão preferência para obter as licenças, sendo que outras regiões do Chile e estrangeiros só terão prioridade se não completar com os primeiros;

2) Pouco comércio inicialmente, logo não haverá variedade de produtos. É necessário se adaptar aos costumes de consumo da região;

3) Região de inverno rigoroso, com muita neve e temperaturas abaixo de zero;

4) Não há hospital. Para problemas médicos mais complicados é preciso viajar para outra cidade;

5) Para que busca por investimento: E se o projeto de turismo não decolar?

6) Como seria o sinal de internet neste lugar inóspito?

7) Se já tem uma delegacia, será que realmente não há crime?

8) O Brasil também é um paraíso, mas a colonização... bem... acho que não deu muito certo!


COMO SE INSCREVER?

Mas se a sua decisão for positiva, não perca tempo, faça a inscrição diretamente no e-mail: fernanda.flores@municipalidadtimaukel.cl.

"Só no último fim de semana registramos 1.600 pedidos de informação por e-mail. Não pensávamos que teria tanto interesse", disse o prefeito Alfonso Simunovic.

Para não restar dúvidas da região em que você está planejando morar, confira o mapa abaixo:



Comentários

  1. Olá galera meu nome é Ana e tenho experiência com administração de empresas a 15 anos e procuro oportunidades na terra do fogo .
    +5519995156875

    ResponderExcluir
  2. Eletricista encanador montador de móveis rústicos e mdf

    ResponderExcluir
  3. Analista de Suporte de TI Senior a 20 anos no ramo, tenho tambem profissionalização em eletrica, eletrotecnica, ajustagem mecanica, superior em informatica

    ResponderExcluir
  4. Trabalho numa age lotérica formado em pedagogia e administração. Fazendo pós graduação informatica na educação.

    ResponderExcluir
  5. Quero montar uma fábrica de alimentos.Tenho mestrado em psicologia social, sou professora com formação em educação inclusiva, artes arteterapia e meu filho tem formação em marketing é ti e é fotografo.
    Gostaríamos de ir morar aí.Nosda primeira opção era Punta Arena, mas com a possibilidade de ganhar o terreno optamos por vossa cidade.

    ResponderExcluir
  6. Prezados, meu nome é João Carlos e enviei um e-mail para "fernanda.flores@municipalidadtimaukel.cl" e a reposta que recebi em 03 de março do 2023 foi "Caro João: As informações mencionadas não estão ativas no momento. Caso se trate de algo concreto para o desenvolvimento do município, informaremos antecipadamente os possíveis interessados."

    ResponderExcluir
  7. Sou enfermeira e gostaria de mudar -me

    ResponderExcluir
  8. Sou médica veterinária e queria sim ir embora para aí.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.