CHACALTAYA

Uma vítima das mudanças climáticas


Como eu já havia fechado no dia anterior o passeio a Chacaltaya e ao Valle de la Luna por 70 Bs por pessoa em uma agência de turismo localizada quase em frente ao hostel, acordei cedo para tomar café, fechar a diária, e esperar o ônibus turístico no horário combinado. Completou uma hora e nada de aparecer esse tal ônibus.

Andei ate a agência já estressado pelo atraso e descobri que o ônibus partiu sem me levar. A funcionária desesperada fez várias ligações e apareceu o tal veículo, enfim partindo rumo a 5.300 metros de altitude. Antes o ônibus faz uma parada num bairro de periferia do caminho para que os passageiros possam comprar lanches para a jornada turística, como eu não queria gastar nada naquele mercadinho que, com certeza, já tinha acordo com o guia e colocava seus preços inflacionados para turistas, não comprei nada. Lembre-se de levar além de água e comida, também roupa de frio e óculos escuro para fazer esse tour.
 
 
Com cerca de 30 Km de distância da cidade de La Paz, Chacaltaya é o local de uma estação de ski desativada desde 2007 devido às mudanças climáticas que reduziram a quantidade de neve. Por causa dessas alterações no clima, no local existem aparelhos para o estudo dos efeitos dos raios cósmicos.


Com a temperatura baixando e a altura aumentando, o ônibus subia através das curvas vertiginosas das montanhas. Chacaltaya é considerada a estação de ski mais alta do mundo, na verdade, foi a mais antiga.

Chegamos na antiga sede da estação e o grupo foi liberado para conhecer a montanha nevada. Subir um caminho de 200 metros, começou uma nevasca e todos foram acionados pelo guia para voltarem ao veículo, pois com a neve a estrada poderia ficar interditada e a descida perigosa. Havia um bom tempo que isso não acontecia por ali e foi acontecer junto no dia que fui visitar. No final foi bom passar por uma “chuva” de flocos de neve. Antes de partir foi cobrada a taxa de 15 Bs por pessoa pela visitação que não está inclusa no pacote. 







 
 
 
GASTOS DO DIA

Passeio Chacaltaya + Valle de la Luna – 70 Bs
Entrada em Chacaltaya – 15 Bs


MEU ROTEIRO

Anterior: LA PAZ

Roteiro completo: MISSÃO BOLÍVIA

Próximo: VALLE DE LA LUNA 
 

Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.